Ciser recebe inscrições para prêmio de inovação

05/03/2010 08:29

Fomentar a produção científica universitária e colaborar com o conhecimento. Proporcionar a estudantes das áreas de tecnologia e engenharia um maior contato com a prática industrial, por meio de visitas e interação com as equipes técnicas, ajudando, assim, a integrar empresa e academia e a construir empreendedorismo e cidadania. Esses têm sido os desafios a que se propõe o Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, instituído em 2008 pela companhia catarinense fabricante de parafusos e porcas Ciser. Atuando ao lado da empresa, apoiadores importantes compõem a iniciativa: o mais recente, vindo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei). O diretor da instituição, Mário Barra, representou a Anpei no evento de entrega do prêmio, em novembro de 2009, consolidando a aliança. Também participam como apoiadores o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica de Santa Catarina (Fapesc), e como patrocinadores as empresas Gerdau, White Martins e SAP.

Sob a bandeira da inovação tecnológica em fixadores e componentes metálicos, o concurso tem abrangência nacional e as inovações podem se dar em produtos ou novas aplicações para sistemas de fixação. Além de premiar os alunos vencedores, a iniciativa valoriza a participação dos mestres – todo trabalho inscrito precisa ter um professor responsável e os projetos vencedores premiam também o orientador.

Paraibano, o estudante de engenharia mecânica da Universidade Federal de Campina Grande, Francisco Pereira, vencedor da primeira edição do concurso, destacou a oportunidade que a iniciativa oferece a quem está começando na área: “Espero que muitos outros possam desfrutar do privilégio de participar e se sentir estimulado a desenvolver projetos competitivos e inovadores ao mercado”. Vice-presidente da Ciser, o empresário Carlos Rodolfo Schneider tem metas audaciosas: “Queremos transformar a premiação na maior e melhor em conformação de metais de todo o País”.

As inscrições para a segunda edição do prêmio prosseguem até 31 de julho, e o regulamento e mais informações podem ser encontradas no site http://premioinovacao.ciser.com.br/.