Confira as notícias sobre a 20ª Sepex 2023 !!!

23/10/2023 08:00

A equipe de comunicação da UFSC e a Comissão Organizadora da Sepex estão trabalhando em conjunto na divulgação das informações sobre a 20ª Sepex.

Acompanhe tudo aqui.

Destaques:

Sepex 2023 começa com debate sobre canabinoides na próxima terça-feira, 24 de outubro

A 20ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 24 de outubro, com a mesa Pesquisas com canabinoides na UFSC. A programação inclui ainda uma cerimônia de abertura, a partir das 18h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis.

Na terça-feira, 24 de outubro, a mesa Pesquisas com canabinoides na UFSC terá como moderadores o professor Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e o professor Rui Daniel Prediger, superintendente de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg). Devem participar 15 pesquisadores dos campi de Araranguá, Curitibanos e Florianópolis, estudiosos das áreas de saúde, ciências agrárias, veterinária, ciências biológicas, entre outras. Os professores abordarão temas como a produção e controle de qualidade da cannabis, isolamento e identificação de substâncias canabinoides, uso medicinal e veterinário da cannabis e substâncias canabinoides.

Na quarta-feira, 25 de outubro, o tema de debate será UFSC, energia limpa e agricultura carbono zero, enfrentando o aquecimento global, também no Auditório Garapuvu, a partir das 18h30. O moderador dessa mesa será o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, secretário de Relações Internacionais da UFSC. Participam da mesa Marilia Braga, vice-presidenta da Associação Brasileira de Energia Solar (Abens); Telma Krug, ex-vice presidente do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC); e o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito, graduado em Agronomia pela UFSC.

Já na quinta-feira, 26 de outubro, o tema da mesa de debate será Ações afirmativas na UFSC, no Auditório Garapuvu, a partir das 18h30. A moderadora será a professora Leslie Sedrez Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade. Os debatedores serão estudantes de diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFSC que ingressaram na Universidade através da Política de Ações Afirmativas.

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) 2023 da UFSC

As apresentações orais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) 2023 da UFSC, ocorrerão na próxima semana, entre os dias 23 e 26/10/2023, a partir das 08h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, em blocos, considerando os eixos temáticos a seguir:

1. Promoção da igualdade e fortalecimento da democracia;
2. Sustentabilidade e mudança climática;
3. Saúde e qualidade de vida; e
4. Tecnologia e Inovação.

As apresentações orais deverão ocorrer conforme cronograma na página e os resumos dos trabalhos selecionados podem ser visualizados aqui.

A dinâmica do evento prevê 02 blocos de 04 ou 05 apresentações (de no máximo 10 minutos) por turno. Ao final de cada bloco temático, os trabalhos deverão ser debatidos em mesa composta por mediador, representantes de centros de ensino, debatedores relacionados aos temas, além dos orientadores dos projetos apresentados.

A relação de pesquisadores indicados que atuarão nessas funções e alocados no cronograma do evento pode ser verificada aqui.

O evento é aberto à toda a comunidade universitária!

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nos sites do SIC e do Pibic.

>>> Para acompanhar a programação completa, visite o site da 20ª Sepex.