Florianópolis – A quinta cidade mais inteligente do país

18/03/2019 10:25

Consideradas também como cidades do futuro, o termo Cidades Inteligentes torna-se cada vez mais conhecido nas discussões e planejamentos de desenvolvimento das cidades de todo o mundo.

Na Rua Vidal Ramos, no Centro da Capital, é um exemplo de boa solução: o sistema de vigilância foi feita em parceria com os próprios lojistas, para melhorar a segurança, um dos itens avaliados no ranking – Daniel Queiroz/Arquivo/ND

Segundo a União Européia, as Smart Cities “são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para aumentar o desenvolvimento econômico e, com isso, o IDH”.

De acordo com o ranking Connected Smart Cities de 2018, Florianópolis se encontra como a 5ª cidade mais inteligente do país, ficando atrás de Curitiba, São Paulo, Vitória e Campinas. Já no ranking da Future Today Institute (FTI), também de 2018, o Brasil aparece representado pela cidade do Rio de Janeiro, na 44ª colocação, estando entre as 50 cidades mais inteligentes do mundo.

Para a elaboração dessa lista é necessária a análise de 11 categorias: energia, inovação, tecnologia, economia, mobilidade, urbanismo, educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança e empreendedorismo. Florianópolis alcançou destaque em sua avaliação nas categorias: educação, empreendedorismo, saúde, tecnologia e inovação e economia.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), criou recentemente o Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes visando “trazer resultados efetivos para a qualificação e a competitividade da indústria nacional, possibilitando a inserção de ativos qualificados no mercado, além de estimular o desenvolvimento da cadeia de produtos e soluções para Cidades Inteligentes e Humanas.”

Informações retiradas do portal ND Online e Notícias UOL.