Instituto Serrapilheira lança 5ª chamada pública de apoio à ciência – até 26/11

01/09/2021 15:27

Novo edital selecionará até 10 cientistas que desenvolvam pesquisas originais e ousadas para serem financiados com até R$ 700 mil

O Instituto Serrapilheira lança nesta quarta-feira (1º) a 5ª chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 10 cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os projetos escolhidos receberão dotações entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão.

O objetivo da chamada é apoiar o desenvolvimento da carreira de jovens cientistas que, em busca da construção ou consolidação de suas agendas de pesquisa de excelência, proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação.  “Estimulamos os jovens cientistas a pensarem no Serrapilheira como uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente”, explica Cristina Caldas, diretora de ciência do instituto.

A seleção acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais. A partir daí alguns serão chamados para submeterem a proposta completa.  A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.

Ainda na primeira fase da seleção, os candidatos deverão explicar qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto, a hipótese a ser testada, como seus resultados contribuirão para a área em questão e por que o projeto é original e ousado. O edital desse ano ainda prevê uma novidade: os proponentes vão precisar explicar também o risco da sua pesquisa. O objetivo é mensurar como a iniciativa pode dar errado e o que o pesquisador pretende fazer caso isso aconteça.

Já os requisitos continuam iguais aos das chamadas anteriores. Os candidatos deverão ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019. Esse prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos.

Outra exigência é que o proponente indique pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. O impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, fator justificado pelo próprio pesquisador.

Até este edital, o Serrapilheira já apoiou 139 projetos de pesquisa que totalizam um investimento de R$ 43,5 milhões desde os resultados da primeira chamada, em 2018. “Desses projetos, 30 contam com apoios de longo prazo, pois acreditamos que a ciência de qualidade precisa de tempo e liberdade para ser desenvolvida”, lembra Caldas.

O instituto começa a colher os frutos dos primeiros grants de longo prazo que foram oferecidos, observando avanços em áreas importantes como informação quântica, ecologia e neurociências. “Em meio a um cenário pouco favorável para a pesquisa, temos ainda mais certeza de que esse investimento não pode parar”, completa a diretora de ciência.

Diversidade na ciência

O Serrapilheira tem como pressuposto apoiar um grupo diverso de jovens pesquisadores que pensem a ciência sob diferentes olhares. Por isso, a organização incentiva a diversidade étnico-racial e de gênero na ciência no Brasil. Após selecionados, os cientistas poderão acessar voluntariamente, na forma de bônus, recursos adicionais destinados especificamente à integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa.

As inscrições vão de 26 de outubro a 26 de novembro. O edital completo pode ser conferido aqui.

Fonte: Instituto Serrapilheira