MCT prevê elevação de 16% no orçamento dos fundos setoriais em 2011

30/06/2010 11:13

Nos cálculos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o orçamento dos fundos setoriais na área de ciência e tecnologia podem alcançar a marca de R$ 3,6 bilhões em 2011
O valor é 16% superior ao montante deste ano, estimado em R$ 3,1 bilhões e cerca de 1000% a mais, se comparado ao do início da década, R$ 220 milhões.

A expectativa foi anunciada na semana passada, no Rio de Janeiro, pelo secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, durante a reunião conjunta dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). De acordo com ele, os investimentos do governo federal no setor têm crescido exponencialmente nos últimos anos, mas ainda é preciso crescer mais.

“Hoje, já somos o quinto orçamento da Esplanada, mas precisamos crescer mais do que isso para atender a demanda desse processo. Chegamos a R$ 7,9 bilhões neste ano. Em 2005, o MCT operava com orçamento global de R$ 1,5 bilhão”, disse. Segundo Elias, o MCT prevê um orçamento de R$ 8,5 bilhões para 2011.

O secretário executivo também destacou a elevação dos recursos aplicados no setor de C&T pelo MCT e FAPs, que registrou alta superior a 1000%, entre 2006 e 2010, passando de R$ 36 milhões para R$ 479 milhões, respectivamente.
(Cynthia Ribeiro, para o Gestão C&T Online, 945)