O que faz um pesquisador? – Propesq Explica 01

13/09/2022 08:00

Pesquisador é a pessoa que realiza um trabalho de investigação, seja para desenvolver ou aprimorar um novo conhecimento, descobrir uma nova tecnologia, encontrar a solução de algum problema ou para o próprio aprendizado. O trabalho de pesquisa pode ser feito por estudantes do ensino superior, por TAEs, por docentes ou por profissionais vinculados a empresas. Um pesquisador utiliza uma metodologia para fazer experimentações e testes com a finalidade de se chegar a conclusões e resultados que possam trazer algum benefício à sociedade ou gerar lucro a uma empresa.

Durante a jornada acadêmica, os estudantes realizam pesquisas como forma de adquirir conhecimento sobre um determinado assunto. No entanto, é possível seguir carreira profissional de pesquisador, através de bolsas de pesquisa financiadas pelo Estado, ou através de vínculo com indústrias e empresas privadas.

No caso de pesquisa para empresas, o profissional irá atuar na busca de conhecimentos que possam gerar um retorno lucrativo para a instituição. Podem ser estudos sobre o mercado consumidor, estudos para a redução de gastos da empresa, formas de aumentar a produtividade, iniciativas sustentáveis, entre outras. Também podem ser pesquisas de patente, buscando desenvolver ou aprimorar tecnologias. Esse setor de pesquisa está voltado para indústria e comércio.

Apesar da pesquisa empresarial ser bastante ampla, no Brasil a maior parte das pesquisas são desenvolvidas dentro das universidades. Ao final da graduação, os estudantes podem optar por seguir carreira acadêmica, ou seja, atuar no desenvolvimento de novos conhecimentos dentro da universidade, financiados por bolsas de pesquisa.

Para ingressar nessa carreira ainda no período de graduação, o estudante pode se candidatar a um programa de iniciação científica, onde vai ter o primeiro contato com a rotina de pesquisador. Após a conclusão do curso, o estudante deverá realizar um mestrado, onde realizará uma pesquisa em uma área específica do conhecimento, geralmente essa pós-graduação dura cerca de dois anos. A próxima etapa é inscrever-se em um doutorado. Essa formação leva de três a cinco anos e o resultado é uma pesquisa mais aprofundada e minuciosa. Já com a sua capacitação completa, o estudante com título de doutor pode se candidatar a um processo seletivo para o cargo de pesquisador-docente dentro da universidade, onde poderá realizar estudos e auxiliar outros alunos, além disso, participará de palestras, congressos e eventos ligados à área da ciência.

 

Maria  Magnabosco
Bolsista de jornalismo da Propesq 

Referências

ALMEIDA, Aline. Qual é o caminho profissional para se tornar pesquisador? Disponível em: https://matriculas.estacio.br/blog/pesquisador/. Acesso em: 05 set. 2022.

COELHO, Beatriz. Pesquisador e pesquisadora: conheça a carreira acadêmica e científica. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisador-carreira-academica/. Acesso em: 05 set. 2022.

MARTINS, Milene Moura. Carreira de pesquisador: tudo o que você precisa saber sobre ela. Disponível em: https://viacarreira.com/carreira-de-pesquisador/. Acesso em: 05 set. 2022.