Observatório Covid-19: núcleo identifica e disponibiliza fontes de informação

17/04/2020 09:43

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) da UFSC disponibiliza o Observatório Covid-19, uma ação colaborativa para a disseminação de informações acerca do novo Coronavírus. Essas fontes podem ser úteis às pessoas de um modo geral, a profissionais da informação, a pesquisadores, a professores e aos demais interessados no tema.

A atividade está relacionada à pesquisa e ao ensino, com a colaboração voluntária de alunos dos cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, e de pós-graduação em Ciência da Informação.

A Competência em Informação é um instrumento que também interfere na qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas, e é por esta razão que a missão social da iniciativa se torna ainda mais relevante no cenário atual.

Objetivo geral:

Contribuir com a minimização da vulnerabilidade em informação, no que se refere ao excesso e à falta de informação, mas também à desinformação e à ansiedade de informação.

Objetivos específicos:
a) Identificar fontes de informação sobre Coronavírus em âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional;
b) Disponibilizar fontes de informação sobre Coronavírus na página do Núcleo GPCIn (gpcin.ufsc.br) no Observatório Covid-19, criado para este fim;
c) Caracterizar as fontes de informação quanto a: âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; tipologia da fonte; nome/título; endereço/link; conteúdo/resumo da fonte; indicador(es) de qualidade da fonte; responsabilidade pela localização e dados da fonte (nome pessoa física que identificou a fonte); data da última atualização.

Mais informações: elizete.vitorino@ufsc.br e no site.

Fonte: Notícias UFSC