Pensamento Coletivo – Matéria 1 – Área “Ciências Agrárias”/ CNPq

30/03/2021 07:00

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a série “Pensamento Coletivo”. A intenção é divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série será composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

A primeira matéria apresenta dois grupos de pesquisa da UFSC pertencentes à área “Ciências Agrárias” do CNPq.

Formado em 2004 e localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, o grupo de pesquisa “Biologia Molecular e de Alimentos” está afastado do trabalho presencial no laboratório há um ano. Atualmente, possui a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) como parceira e participa da rede de pesquisa INCT – Fixação Biológica de Nitrogênio. “Métodos moleculares para contagem de bactérias viáveis por PMA-qPCR em alimentos e plantas” é o nome do estudo que está sendo realizado pela equipe. Segundo Ana Carolina Maisonnave Arisi, líder do grupo de pesquisa, esses são métodos rápidos de contagem que não necessitam de cultivo de bactérias. “Nosso grupo de pesquisa emprestou o sistema PCR em tempo real (foto em anexo) ao Laboratório Central (LACEN), em março de 2020, para auxiliar na detecção de coronavírus por qPCR. O equipamento continua lá, onde o pessoal de análise está trabalhando de forma exaustiva no monitoramento da epidemia” – complementa.

A pesquisadora ainda relata o estudo – publicado no International journal of Food Microbiology, em 2018 – “Quantification of Lactobacillus paracasei viable cells in probiotic yoghurt by propidium monoazide combined with quantitative PCR como o trabalho de maior prestígio do grupo. Composta por 8 pesquisadores e 5 estudantes, a equipe trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: análise proteômica de feijão; interação planta e bactérias diazotróficas e métodos qPCR para bactérias e plantas GM.

Sistema PCR.

 

Qualidade da Madeira e dos Produtos Florestais” é o nome do segundo grupo de pesquisa da área das “Ciências Agrárias” apresentado – localiza-se no Centro de Ciências Rurais, no Campus de Curitibanos. O grupo possui parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e atua desde 2018. O foco é em estudos em diversas espécies florestais tradicionais e alternativas.

A equipe desenvolve trabalhos voltados à avaliação da qualidade da madeira e dos seus produtos. “O manejo de florestas plantadas produtivas” é um dos estudos recentes. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: caracterização tecnológica da madeira; manejo associado à qualidade dos produtos florestais e tecnologia e utilização dos produtos florestais. “O principal intuito é buscar a otimização do uso madeireiro e não-madeireiro das espécies florestais, ou seja, o uso mais eficiente, que proporcione melhor aproveitamento destas” – diz o pesquisador Magnos Alan Vivian, líder do grupo. Um dos trabalhos prestigiados da equipe – composta por 5 pesquisadores e 11 estudantes –  é o “Wood Quality of Pinus patula Schltdl & Cham for the Pulp Production”, publicado na Revista Árvore em 2019.

Componentes do grupo de pesquisa durante atuação.

 

Carlos Venâncio
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: "Pensamento Coletivo"