Pensamento Coletivo – Matéria 2 – Área “Ciências Biológicas”/ CNPq

06/04/2021 07:00

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a série “Pensamento Coletivo”. A intenção é divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série será composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

A segunda matéria apresenta dois grupos de pesquisa da UFSC pertencentes à área “Ciências Biológicas” do CNPq.

Localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC e formado em 2019, o grupo “Virologia Básica, Ambiental e Aplicada à Saúde Única” estuda os vírus – animais e humanos – e os bacteriófagos de interesse clínico e ambiental. Uma relevância dos trabalhos realizados é a aplicação direta na sociedade, segundo Gislaine Fongaro, líder do grupo de pesquisa.

Devido à pandemia, um dos focos é atuar com a vigilância ambiental do vírus e com a otimização de métodos diagnósticos. Publicado na revista acadêmica Plos One, dia 4 de fevereiro deste ano, o estudo “Swab pooling: A new method for large-scale RT-qPCR screening of SARS-CoV-2 avoiding sample dilution” é um dos mais prestigiados do grupo. A equipe é composta por 6 pesquisadores e 2 estudantes e participa da rede de pesquisa “Rede de Virologia Brasileira”. Possui como linhas de pesquisa: vírus humanos, animais e bacteriófagos empregados a processos biotecnológicos nas áreas de virologia básica e ambiental.

Saiba mais em Laboratório de Virologia Aplicada.

 

O segundo grupo é o “Laboratório de Farmacologia e Bioquímica do Câncer”. Formado em 2017 e localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, o grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: neuropatias induzidas por quimioterapia, clínica e pré-clínica, obesidade como agente promotor tumoral, secretoma e microambiente tumoral, entre outras. É composto por 3 pesquisadores e 7 estudantes.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e The University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth) são as instituições parceiras da equipe. Um dos trabalhos mais recentes e prestigiados é o “COX-2 promotes mammary adipose tissue inflammation, local estrogen biosynthesis, and carcinogenesis in high-sugar/fat diet treated mice”, de acordo com o líder do grupo de pesquisa, Alfeu Zanotto-Filho. O estudo foi publicado em 1 de abril de 2021, na revista ScienceDirect.

 

 

Saiba mais em Laboratório de Farmacologia e Bioquímica do Câncer

Carlos Venâncio
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: "Pensamento Coletivo"