Pensamento Coletivo – Matéria 3 – Área “Outra”/ CNPq

13/04/2021 07:00

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a série “Pensamento Coletivo”. A intenção é divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série será composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

A terceira matéria apresenta dois grupos de pesquisa da UFSC pertencentes à área “Outra” do CNPq.

O primeiro grupo é o “Permacultura” e tem como líder Arthur Schmidt Nanni. O grupo atua desde 2013 – na linha de pesquisa que leva o mesmo nome – e está localizado no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. A equipe tem realizado um estudo com agricultores e novos rurais – pessoas que deixaram a cidade para viver em áreas rurais. O objetivo é determinar a influência da permacultura na decisão de migrar para o campo. 

As pesquisas auxiliam no suporte à criação de políticas públicas voltadas ao estímulo à permanência de jovens no campo e também buscam entender quais seriam as potencialidades de trabalho e vida no campo para novos rurais. Além disso, estão sendo desenvolvidos materiais didáticos de ensino da permacultura como componente de educação ambiental em diferentes níveis de ensino. A equipe é formada por 11 pesquisadores e 1 estudante e considera o projeto do bosque da UFSC, junto ao Ministério do Meio Ambiente, como uma de suas ações mais relevantes.

 

 

Saiba mais em Permacultura.

 

O segundo grupo é denominado “Empatia na Tomada de Decisões”. Atua desde 2018 e está localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC. As linhas de pesquisa são: aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos e empatia na tomada de decisões. A equipe é composta por 5 pesquisadores e 8 estudantes. 

Atualmente, dois projetos de iniciação científica estão sendo desenvolvidos: “Respostas límbicas da preocupação empática em médicos” (com o objetivo de identificar as áreas límbicas envolvidas com a preocupação empática em médicos frente aos pacientes e explicar este comportamento de empatia na referida interação) e “Circuitos corticais na tomada na decisão moral” (que busca identificar as áreas corticais desenvolvidas com a tomada de decisão e com o julgamento moral e explicar as relações anatômicas destas áreas entre si). Samira Schultz Mansur, líder do grupo de pesquisa, relata que esses estudos são relevantes pois importam para entender as emoções, a cognição e a motivação do indivíduo em diferentes fases do desenvolvimento. “O grupo também estuda a tomada de decisões e os aspectos anatômicos do sistema nervoso central relacionados, temática que é acompanhada pelo construto da empatia em suas facetas emocional, cognitiva e motivacional” – complementa a pesquisadora.

A equipe já fez diversas participações no mundo científico, como presença em congressos, apresentações de palestras e ensaios publicados. “E também, projetos e artigos. Os materiais estão, atualmente, sob apreciação dos corpos editoriais de revistas de caráter interdisciplinar” – diz Samira. Segundo ela, os estudos são resultado de trabalhos de conclusão de curso.

 

 

Carlos Venâncio
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: "Pensamento Coletivo"