Pensamento Coletivo – Matéria 9 – Área “Engenharias”/ CNPq

25/05/2021 07:00

A Pró-reitoria de Pesquisa encerra hoje a série “Pensamento Coletivo”. A intenção foi divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série é composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

A nona e última matéria apresenta dois grupos de pesquisa da UFSC pertencentes à área “Engenharias” do CNPq.

O primeiro grupo é o “Engenharia Automotiva”. Fundado em 2002, ele está localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. Suas linhas de pesquisa são: acústica veicular, análise de estabilidade veicular, análise estrutural, entre outras. A equipe conta com 14 pesquisadores, 17 estudantes e 2 colaboradores estrangeiros. A Associação Internacional de Competências Empresariais, a Fiat Automóveis e a Arvinmeritor do Brasil Sistemas Automotivos são algumas das suas instituições parceiras. Daniel Martins é o líder do grupo de pesquisa.

Quatro estudos estão em andamento: Desenvolvimento de um atuador com rigidez variável para adaptar a suspensão duplo ‘A’ para veículos de passeio”, “Eficiência de transmissões e trens de engrenagens: Avaliação da eficiência e dimensionamento de sistemas eficientes”, “Modelo dinâmico de veículos para simulação de tempos de volta” e “Análise quasi-estática de motocicletas: verificação de limites de segurança”.

As pesquisas são conduzidas no laboratório de robótica da UFSC e têm como objetivo aplicar as teorias avançadas em projetos de mecanismos e robôs para solucionar os problemas da engenharia automotiva. “Ao longo da trajetória do laboratório, foi possível desenvolver inúmeros resultados relevantes tanto para a comunidade acadêmica, indústria e sociedade” – diz Thiago Hoeltgebaum, pesquisador e membro do grupo. Segundo ele, o trabalho “Eficiência de transmissões e trens de engrenagens: Avaliação da eficiência e dimensionamento de sistemas eficientes”, por exemplo, tem capacidade de revolucionar a forma como se projeta engrenagens atualmente e como se avalia o desempenho desses sistemas. Thiago conta que, com a chegada dos veículos elétricos, – em que toda a sua motorização é de alta eficiência – todo ganho em qualquer engrenagem é muito importante.

Em relação aos trabalhos de maior prestígio, Thiago diz que o estudo de eficiência de engrenagens é o mais citado, mostrando a relevância que o tema possui para a comunidade acadêmica. “Por outro lado, desenvolvemos um levantamento de estado da arte para a BMW, o que deu bastante orgulho ao laboratório pela qualidade do trabalho, pela relevância da BMW e pelas portas que esse projeto nos abre”. O pesquisador também cita um trabalho desenvolvido por um aluno de doutorado, onde foram averiguados os parâmetros de limite de tombamento. “Literalmente, pode ajudar a salvar vidas nas rodovias ao avaliar a estabilidade das mesmas em relação a veículos pesados”. 

 

Saiba mais em Laboratório de Robótica

 

Criado em 2010, o segundo grupo é o “Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental (LGAA)”. O grupo de pesquisa está localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC e a líder é Lucila Maria de Souza Campos. Suas linhas de pesquisa são: economia circular, gestão de resíduos, recursos naturais e emissões e green supply chain management (gestão verde da cadeia de suprimentos). A equipe é composta por 11 pesquisadores, 9 estudantes e 1 colaborador estrangeiro.

Quatro projetos estão sendo desenvolvidos: “Índice de Circularidade de Resíduos Sólidos: Uma proposta de avaliação sob a perspectiva da cadeia reversa e da economia circular”, que tem a intenção de desenvolver um índice de circularidade de resíduos sólidos, sob a perspectiva da cadeia reversa e da economia circular; “Zero Waste and Waste Management: Resource Efficiency within Supply Chain”, um trabalho em parceria com a Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. “O principal objetivo é desenvolver oportunidades de gerenciar resíduos sólidos, com vistas a aumentar sua eficiência de uso na cadeia de suprimentos e reduzir seu descarte” – diz Lucila. “QUALENV Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education” é o nome do terceiro projeto, no qual há uma parceria com outras 14 instituições europeias e instituições da América Latina. O objetivo central é desenvolver um conjunto de indicadores que possam auxiliar no aprimoramento da gestão e dos resultados operacionais dessas instituições, principalmente sob aspectos da gestão ambiental. O quarto e último projeto é intitulado “Sustentabilidade na Cadeia Produtiva e Tecnologias de Fabricação de ímãs à base de elementos de terras raras”. Esse trabalho é uma iniciativa no âmbito do projeto REGINA (Rare Earth Global Industry and New Applications) da Cooperação Brasil-Alemanha em Terras Raras. A intenção é apoiar a realização de estudos para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de tecnologias e de fabricação de ímãs à base de elementos de terras-raras.

As pesquisas do LGAA estão ligadas a temas da gestão ambiental e priorizam o foco em avaliação de empresas ou de suas cadeias de valor e suprimentos. “Visamos sempre, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, resolver problemas práticos e desenvolver teorias que possam auxiliar na gestão ambiental das empresas e suas cadeias” – diz Lucila. 

Atualmente, o trabalho de maior prestígio do grupo é o “QUALENV Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education”. O projeto tem uma contribuição de recursos de quase 1 milhão de euros e o foco é aprimorar a gestão ambiental das instituições de ensino superior envolvidas no estudo.

Saiba mais em Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental

 

Carlos Venâncio
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

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