Prêmio de Biodiversidade Catarinense

30/04/2010 10:17

De 20 de abril a 14 de maio, estarão abertas as inscrições para o Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense. O concurso, promovido pela Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, em parceria com a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), distribuirá até R$ 10 mil reais para os melhores projetos.

Há oportunidades para jornalistas, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham publicado artigos científicos ou, no caso dos repórteres, notícias sobre plantas nativas e a conservação da biodiversidade vegetal em Santa Catarina. Para participar, é preciso ser residente no estado há pelo menos dois anos.

O concurso está subdividido em três categorias: Roberto Miguel Klein, Raulino Reitz e Burle Marx. Enquanto a primeira opção é destinada a trabalhos que agregam conhecimento nas áreas de sistemática, ecologia, etnobotânica, fitodiversidade, preservação e conservação in situ de plantas nativas catarinenses, a segunda irá beneficiar projetos científicos sobre a recuperação e conservação de matas ciliares. Projetos sobre a conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico devem ser inscritos na última modalidade.

Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão interinstitucional vinculada ao Projeto ACORDE Plantas Nativas. Serão considerados a contribuição para o desenvolvimento científico, o reforço para o desenvolvimento de políticas públicas e o impacto científico e sócio-ambiental. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 1º de novembro.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores receberão R$10 mil, além de passagens Florianópolis-Rio de Janeiro para visitarem o Jardim Botânico do Rio e o Sítio de Roberto Burle Marx. Os trabalhos premiados integrarão uma coletânea impressa. Também haverá certificados para autores de trabalhos cujo mérito seja reconhecido pela comissão avaliadora.

Acesse  o Edital no site: http://www.fapesc.rct-sc.br/arquivos/30032010cp_02_2010_premio_bio.pdf.