Prorrogado o prazo para inscrições – Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2013

29/08/2013 15:02

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2013

A PROPESQ informa que foi prorrogado o prazo para envio de inscrições para o 11º. Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq, para o dia 16/09/2013 (na UFSC).

REGULAMENTO INTERNO
XI PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – 2013 – CNPq

O Prêmio é atribuído anualmente às categorias “Bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica”, sendo que a participação é restrita àqueles que possuem vínculo com o CNPq e que tenham mérito científico, destinado às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A iniciativa tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, que já se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do PIBIC que contribuíram de forma relevante para alcançar os objetivos do Programa.

A. PONTOS IMPORTANTES DO EDITAL CNPq

1. Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão bolsistas do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; do PIBIC-Af – Programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas; e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsae que estejam em processo de continuidade – quota 2013-2014.

2. Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica concorrerão bolsistas do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico; e bolsistas ITI -Iniciação Tecnológica Industrial do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2013-2014.

Nota: Não poderão se candidatar os bolsistas que encerrarão suas bolsas em 2013 ou ex-bolsistas de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica do CNPq, de anos anteriores.

3. As inscrições devem ser individuais e encaminhadas pelos bolsistas às instituições de ensino e pesquisa, por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades, Coordenações do PIBIC-PIBITI, ou órgãos similares.

4. A inscrição para as Categorias ‘Bolsista de Iniciação Científica’ e ‘Bolsista de Iniciação Tecnológica’ consiste de:
a. ficha de inscrição preenchida;
b. relatório final, com um máximo de 20 páginas (tamanho A4, corpo 12), relativo ao período JUL/2012 a JUL/2013, contendo, na folha de rosto: nome da instituição; titulo do trabalho; nome do bolsista; data de ingresso como bolsista do CNPq; nome do orientador; título do projeto de pesquisa do orientador ao qual está vinculado; nome do curso; período que está cursando.
c. histórico escolar;
d. carta de recomendação do orientador sobre o perfil e atuação do bolsista;
e. currículo atualizado na Plataforma Lattes, em 2013.

B. INSTRUÇÕES LOCAIS

5. Os interessados em concorrer ao Prêmio Destaque deverão encaminhar os documentos indicados no Item (4) ao Coordenador de Pesquisa do seu Departamento ou Coordenador Acadêmico no caso dos campi. O Coordenador de Pesquisa da Unidade coordenará o processo de seleção em conjunto com os Coordenadores de Pesquisa dos Departamentos ou Pesquisadores das áreas dos trabalhos. Cada Unidade deverá encaminhar o melhor trabalho até o dia 16 de setembro de 2013 IMPRETERIVELMENTE.

6. As inscrições serão avaliadas por um Comitê Julgador local, com um representante de cada grande área do CNPq, indicado pela PROPESQ, seguindo os mesmos critérios do CNPq, quais sejam:
a) mérito, relevância e qualidade do relatório final – 40 pontos
b) originalidade e inovação – 30 pontos
c) histórico escolar – 15 pontos
d) perfil, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador – 15 pontos

7. Como no Edital original do CNPq, o Comitê Julgador local pode não selecionar trabalho nenhum ou apenas de algumas das 3 áreas do conhecimento. O resultado da seleção e os trabalhos que serão indicados ao CNPq será feita até o dia 27 de setembro.

8. O edital original do CNPq e demais documentos podem ser encontrados em http://www.destaqueict.cnpq.br/

Florianópolis, 15 de julho de 2013
Jamil Assreuy