Projetos da UFSC selecionados para o edital 29/2021 – Fapesc

21/09/2021 14:28

Conheça os projetos selecionado na seleção interna para o edital 29/2021

A seleção interna realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa para o edital 29/2021, “Programa Estruturante Acadêmico: Apoio à Infraestrutura de Laboratórios Acadêmicos do Estado de Santa Catarina, indicou três projetos como elegíveis para a submissão do edital. Os projetos selecionados são coordenados pelos professores Vinicius Albani, Paulo Roberto Pagliosa e Cristian Soldi. Conheça mais sobre cada iniciativa

Vinícius Albani

O projeto, coordenado pelo professor Vinícius Albani, busca melhorar a estruturação do Laboratório de Análise e Modelagem Matemática em Ciências Aplicadas (LAMMCA), ligado ao Departamento de Matemática.

O investimento no laboratório a partir da aquisição de computadores de alto desempenho possibilitará  melhores condições de trabalho aos pesquisadores e seus alunos. E também permitirá a criação de parcerias com outros departamentos da universidade, centros de pesquisas e empresas públicas e privadas. “Com isso será possível, dar continuidade, com expressivo aumento de qualidade e produtividade, aos projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos, além de permitir o estabelecimento de novas parcerias de pesquisa, por conta da maior capacidade computacional a ser adquirida”, contou Vinícius.

A iniciativa surgiu por consequência da grande demanda por recursos computacionais de alto desempenho, o que vem prejudicando o desenvolvimento de pesquisa de alto nível em Matemática Aplicada e Computacional. O edital Fapesc possibilitará a melhor estruturação do laboratório LAMMCA, o que irá resolver o problema com a demanda e atuará como plataforma para futuras parcerias de pesquisa e inovação entre departamentos e centros de pesquisas.

Paulo Roberto Alves

O projeto, coordenado pelo professor Paulo Roberto Pagliosa Alves, tem como objetivo analisar, discutir e sugerir propostas que podem ser consideradas políticas públicas na área de restauração ou reabilitação de ambientes costeiros, como lagoas, praias arenosas, marismas e manguezais.

A iniciativa pretende realizar estudos sobre o uso de organismos bênticos (organismos que vivem no fundo do mar), na bioindicação e biomonitoramento de impactos da intervenção humana nos processos naturais. A proposta foi elaborada com a participação de diversos laboratórios e recebeu apoio dos Programas de Pós-graduação em Oceanografia e Ecologia e também do Núcleo de Estudos do Mar.

O edital poderá trazer benefícios não só para o seu projeto, mas também para a universidade, com a aquisição de estereomicroscópios de alto desempenho. “O equipamento proporcionará a melhoria das condições de pesquisa e possibilitará a ampliação do foco de investigações e a inovação nas suas abordagens. Adicionalmente, por meio da captura de imagens de qualidade, o equipamento contribuirá para a melhoria da divulgação das pesquisas, servindo como uma peça ferramental na relação entre a academia e a sociedade”, afirma Roberto.

Cristian Soldi

O projeto coordenado pelo professor Cristian Soldi, do campus Curitibanos, tem foco na vitivinicultura, ciência que estuda o cultivo da uva, na região de Curitibanos.

A proposta pretende contribuir com os pesquisadores por meio da nova estrutura do  Laboratório Multiusuário de Análise Instrumental, onde é possível a criação e a avaliação de qualidade de alimentos e bebidas e dar continuidade ao projeto, em parceria com a Prefeitura de Curitibanos, que visa o desenvolvimento local, dando destaque e incentivando o enoturismo da região.

O estudo foi criado a partir da procura de pesquisadores, empresários e produtores rurais pela regulamentação de certos parâmetros de qualidade de seus produtos. Projetos que realizam análises simples de qualidade da uva já existem, como o projeto do LAMAI em parceria com o Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho (NEUVIN), porém é necessário o desenvolvimento da estrutura para ser possível a obtenção  maior número de parâmetros de qualidade.

“O Edital da FAPESC foi decisivo para a consolidação dessa parceria entre UFSC e Prefeitura de Curitibanos no projeto de vitivinicultura. Além de incentivar a aquisição de equipamentos multiusuários, estimulou um aporte financeiro da Prefeitura de Curitibanos que complementou significativamente o recurso da FAPESC”, afirma Cristian.

 

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC