Série Institutos #3 – Instituto de Soldagem e Mecatrônica/LABSOLDA

01/07/2022 10:10

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a Série Institutos. O intuito é divulgar o trabalho desenvolvido por esses grupos de estudos da Universidade Federal de Santa Catarina nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

O Instituto de Soldagem e Mecatrônica, usualmente denominado LABSOLDA, foi criado na UFSC em 1974 após parcerias firmadas com instituições alemãs de tecnologia em soldagem. Através de doações de equipamentos do governo do país europeu foi possível estruturar as bases do laboratório de desenvolvimento de pesquisas nessa área, que hoje é referência no Brasil.

Régis Henrique Gonçalves, professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e atual supervisor do LABSOLDA, cita o slogan da Sociedade Alemã de Soldagem e Processos Conexos, “Nada há sem soldagem”, para explicar a importância do trabalho realizado no Instituto. A soldagem, de fato, está em todos setores, como a construção naval, geração de energia, mobilidade automotiva, aeroespacial, siderurgia, petróleo e gás, etc.

O papel do LABSOLDA nesse cenário é contribuir para a evolução na automação dos processos de soldagem. Segundo o supervisor, a importância desses estudos reside no impacto social e econômico através da ampliação da competitividade e, consequentemente, das ofertas de emprego com melhores condições de trabalho.

Soldagem Orbital Automatizada de Tubos de Grande Porte para Construção de Pipelines de Petróleo e Gás. (Foto: LABSOLDA)

Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto estão as aulas laboratoriais ministradas para a graduação e pós-graduação, além de cursos e treinamentos voltados para equipes de competição da UFSC. Internacionalmente, o grupo se empenha em realizar intercâmbios em instituições parceiras, como a Ohio State University, nos EUA, e a RWTH (Universidade Técnica de Aachen), na Alemanha, dois centros de excelência em estudos sobre soldagem.

Régis destaca a importância da interdisciplinaridade no LABSOLDA, com a participação de pessoal de diferentes áreas. Para ele, a vivência em ambientes que permitam o conhecimento de desafios e condições próximas da realidade da indústria colabora para a formação de estudantes altamente preparados para o mercado de trabalho.

O Instituto é reconhecido no Brasil todo pela extensa produção acadêmica agraciada por diversos prêmios de inovação, como os do FINEP e o Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense. A qualidade do conhecimento produzido no LABSOLDA passa pela infraestrutura sólida construída ao longo dos anos no laboratório, apontada como uma das melhores do Brasil para a pesquisa em Soldagem e Automação, com equipamentos em “estado-da-arte”, pioneiros e alguns únicos no país.

Para além da divulgação em eventos técnico-científicos, o Instituto também disponibiliza acesso a protótipos de fontes de energia, manipuladores robóticos, sensores, software e hardware dedicados. “Há um viés muito forte de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, com grande atuação prática e interação com atores da indústria e de outros centros de pesquisa parceiros”, afirma o professor Régis.

Atualmente os principais projetos do LABSOLDA são financiados pela Petrobras, cujas pesquisas são focadas em soldagem para a indústria naval e reparo de dutos de petróleo e derivados. Em um cenário de baixo orçamento dos órgãos de fomento à pesquisa no Brasil, o apoio de instituições como essa se torna ainda mais valioso. Régis observa, no entanto, que a UFSC deve beneficiar a sociedade em contrapartida.

“De fato, fica configurado um ciclo virtuoso, pois o sucesso na prospecção de apoios só é possível ao gerar resultados impactantes que justifiquem os investimentos, os quais, por sua vez, só são possíveis com a participação de uma equipe sólida e experiente atuando sobre uma infraestrutura moderna e operante”.

O supervisor do LABSOLDA não deixa de citar o apoio de agências governamentais, como a própria UFSC, o CNPq, CAPES, ANP e ANEEL. Régis destaca que, apesar da luta diária para manter o alto nível de desenvolvimento do Instituto, o LABSOLDA ainda leva a UFSC à posições de destaque. Exemplo disso é a alta classificação da área da Engenharia Mecânica no ranking QS de Universidades, e com ênfase em manufatura, que está diretamente ligada aos estudos de Soldagem e Automação do LABSOLDA.

Aplicação experimental in-loco de revestimento semi-automático de pá de turbinas de hidrelétrica com o processo de Soldagem Plasma-Pó. (Foto: LABSOLDA)

Para saber mais sobre o LABSOLDA clique aqui.

Escrito por Mariana Oliari

Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa