Série Institutos #4 Instituto de Estudos de Gênero

01/07/2022 13:00

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a Série Institutos. O intuito é divulgar o trabalho desenvolvido por esses grupos de estudos da Universidade Federal de Santa Catarina nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) foi oficialmente formado na UFSC em 2005, depois de quase 10 anos de atividades de um grupo formado por pesquisadoras dedicadas ao estudo de questões de gênero e feminismos. Atualmente o instituto é composto por docentes e discentes de diversas áreas como as Ciências Humanas, Letras, Literatura e Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Débora de Carvalho Figueiredo, professora associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (UFSC) e supervisora do IEG, considera que o trabalho realizado no Instituto está inexoravelmente integrado aos movimentos feministas emancipatórios. Por meio da análise crítica das tendências de crise social contemporânea é possível identificar formas de enfrentamento e mudança.

Logo do Instituto de Estudos de Gênero

As atividades do IEG envolvem a participação em conselhos municipais e estaduais focados na discussão para defesa e garantia de direitos ligados às questões de gênero, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Conselho Municipal de Direitos LGBTQIA+ de Florianópolis, entre outros. O Instituto também oferece cursos de capacitação para profissionais que atuam na Rede de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres.

Dentre as publicações do IEG, a professora Débora destaca a Revista de Estudos Feministas dedicada à publicação de artigos, ensaios e resenhas com o intuito de fomentar o debate acadêmico envolvendo os estudos de gênero. O periódico, de circulação nacional e internacional, é consolidado e tem amplo reconhecimento em razão das pesquisas desenvolvidas nessa área.

O Seminário Internacional Fazendo Gênero é outra iniciativa importante, que acontece a cada três anos e chegou à 12ª. edição em 2021. O primeiro encontro aconteceu em 1994, mais de uma década antes da oficialização do IEG, e possibilitou diversas trocas de experiências. O resultado foi a publicação da primeira coletânea “Fazendo Gênero”, organizada por uma comissão de pesquisadoras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), reunindo mais de 100 trabalhos publicados.

Desde 2008, o IEG divulga um boletim mensal com o intuito de ampliar a visibilidade de ações nas áreas de gênero, feminismos e diversidade. A publicação é composta coletivamente pelos núcleos do Instituto e a divulgação ocorre por meio das redes sociais e listas de e-mail. Acesse o boletim mais recente aqui.

Em parceria com várias instituições de ensino superior e, em especial, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o IEG realiza ações de formação e ensino voltados para diferentes círculos, desde a própria UFSC, passando por escolas, movimentos sociais, e até empresas.

“Através desses trabalhos em rede, articulamos a comunidade, movimentos sociais, ativistas e artistas, sempre comprometidos com os direitos humanos, a promoção da igualdade de gênero, a promoção de políticas públicas e a transformação social”, afirma a professora Débora.

No âmbito da pesquisa, o IEG conta com mais de 50 pesquisadores integrando o grupo, além de estudantes de pós-graduação distribuídos em mestrado e doutorado. A equipe ainda conta com várias bolsistas da graduação, oriundas de projetos de extensão ou de bolsa cultura promovidas por pesquisadoras do IEG.

Para saber mais sobre o IEG clique aqui

Escrito por Mariana Oliari

Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa