Série “Jovens Pesquisadores” – Projeto 1

06/12/2021 08:30

A série “Jovens Pesquisadores”, realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC, tem como objetivo apresentar os projetos aprovados pelo edital “Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina”.

O projeto “Estabilização dos compostos fenólicos da própolis com nanopartículas à base de amido e nanoargilas: Caraterização físico-química, aplicação em alimentos e estudo da digestibilidade in vitro”, coordenado pelo professor Germán Ayala Valencia, do Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina, foi contemplado pelo edital 27/2021 da Fapesc. O edital Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina – Programa Fapesc Jovens Projetos – SC busca apoiar no crescimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), auxiliando na instalação de jovens pesquisadores nas suas áreas, permitindo o desenvolvimento econômico sustentável do estado e o aumento de qualidade de vida dos catarinenses.

A pesquisa pretende realizar a produção de aditivos naturais que possam substituir os aditivos sintéticos, muito usados em diferentes alimentos. Com isso ela tem o objetivo de aplicar corantes naturais em produtos de panificadoras e confeitarias.

O projeto é fruto de pesquisas desenvolvidas no departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, como conta Germán, “produto dessas pesquisas surgiu a ideia de estabilizar os compostos fenólicos da própolis (ela pode ser utilizada como aditivos natural, porém apresenta problemas de solubilidade em água) com nanopartículas de amido e nanoargilas. Com estas nanopartículas, além de aumentar a estabilidade dos compostos fenólicos da própolis, também é possível aumentar a solubilidade destes compostos em água, podendo assim aumentar suas aplicações no setor alimentar”.

O estudo será vinculado a estudantes da graduação e pós-graduação do curso de Engenharia de Alimentos da UFSC, colaborando para o desenvolvimento de profissionais catarinenses. E também os novos aditivos naturais poderão ser utilizados por pequenos produtores de panificadoras e confeitarias catarinenses.

Para o professor, o edital Fapesc proporcionará a aquisição de “todos os reagentes necessários para esta pesquisa, além de poder pagar a bolsa de iniciação científica do graduando do curso de Engenharia de Alimentos”.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC