Série “Jovens Pesquisadores” – Projeto 4

27/12/2021 08:30

A série “Jovens Pesquisadores”, realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC, tem como objetivo apresentar os projetos aprovados pelo edital “Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina”.

O projeto “Estudo paramétrico de um sistema de condicionamento de ar de múltiplos evaporadores em condições climáticas típicas de Santa Catarina”, coordenado pelo professor Thiago Dutra, do Departamento de Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, foi contemplado pelo edital 27/2021 da Fapesc. O edital  Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina – Programa Fapesc Jovens Projetos – SC busca apoiar no crescimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), auxiliando na instalação de jovens pesquisadores nas suas áreas, permitindo o desenvolvimento econômico sustentável do estado e o aumento de qualidade de vida dos catarinenses.

A pesquisa pretende realizar estudos sobre a eficiência energética de uma sistema de condicionamento de ar de múltiplos evaporadores e uma unidade condensadora, levando em consideração os efeitos operacionais, ambientais e as condições climáticas de Santa Catarina. Além disso, o estudo busca investigar o efeito da renovação de ar, proporcionando conhecimentos que consigam reduzir a propagação de agentes causadores de doenças respiratórias, e também mitigar o aumento do consumo de energia em atribuição dessa operação.

O estudo surgiu a partir de uma doação feita pela UFSC de sistemas de condicionamento de ar usados. Thiago conta que a ideia de receber esses sistemas foi do professor Rogério de Oliveira, do Departamento de Energia e Sustentabilidade e também membro do projeto, “sabendo que eu já fazia pesquisas na área de refrigeração, principalmente com enfoque no compressor, ele lançou a ideia de utilizarmos esse sistema como objeto de um projeto de pesquisa”, acrescenta Thiago. Logo convidaram o professor Ernane Silva, do Departamento de Engenharias da Mobilidade, do campus de Joinville, e apoiados na ideia começaram a desenvolver o projeto.

O trabalho conduzido por Dutra e seus colegas irá contribuir para a realização de melhorias nos sistemas multi-split de edificações catarinenses, tanto nos que já estão sendo utilizados, quanto nos novos. O professor afirma que “pesquisas recentes apontam que os sistemas de refrigeração e ar condicionado são responsáveis por 17% do consumo de energia elétrica do planeta, dos quais 85% são atribuídos às aplicações residenciais e comerciais”, o que mostra a necessidade de trabalhos que possam melhorar o aumento da eficiência energética desses produtos. E também como resultado do projeto será realizada uma bancada experimental para avaliar o desempenho de condicionadores de ar.

Para Thiago, o edital contribuirá para seu projeto e também para sua carreira, sendo essencial para a introdução de novos pesquisadores na comunidade científica catarinense. Segundo ele, o Programa Fapesc Jovens Projetos “oportuniza que jovens pesquisadores de todo o estado iniciem ou fortaleçam suas pesquisas. O início da carreira de pesquisador é complicado, pois ele geralmente necessita de recursos para conduzir suas pesquisas, para depois poder publicar os resultados e contribuir para a sociedade com suas descobertas”. O projeto será beneficiado com a compra de equipamentos necessários para seu desenvolvimento e uma parte do incentivo será utilizado para o pagamento de uma bolsa de iniciação científica.

 

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

 

Tags: Jovens Pesquisadores