Série “Valorizando a Ciência” – Projeto 1

17/01/2022 08:30

A série “Valorizando a Ciência”  realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC, tem como objetivo apresentar os projetos aprovados pelos editais “Programa de Apoio à Ativação do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo Inovador” e “Valorização do Carvão Mineral 2021” da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A pesquisa “Ativação Do Centro De Inovação InPETU Hub Da Universidade Federal De Santa Catarina”, coordenado pelo professor Rafael Pereira Ocampo Moré, da Secretaria de Educação a Distância / SEAD, foi contemplado pelo edital 40/2021 da Fapesc. O edital Programa de Apoio à Ativação do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo Inovador busca apoiar propostas de projetos visando o desenvolvimento de  ações de ativação dos ecossistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e o crescimento da cultura de empreendedorismo do estado.

A iniciativa visa fortalecer a pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação no Sapiens Parque com o aproveitamento do ambiente físico do InPETU Hub (Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia da UFSC), “com esse projeto pretende-se aproximar essas atividades junto a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina”, afirma Rafael.

O InPETU Hub surgiu no início de 2021, a partir de uma comissão desenvolvida pelo Centro Tecnológico da UFSC, com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas ao empreendedorismo e à inovação. O ambiente, inicialmente, era chamado InPETRO, como conta o professor, “e com o resultado da comissão, o InPETRO passou a se chamar InPETU Hub”.

A Ativação Do Centro De Inovação InPETU Hub Da Universidade Federal De Santa Catarina pretende promover atividades de pré-incubação e incubação, e a aproximação com laboratórios de P&D da UFSC, o que permitirá a criação de novas empresas, contribuindo para a economia do estado.

Para Moré o edital é uma oportunidade de desenvolvimento para o projeto e também para a equipe, pois financiará melhorias no espaço físico do InPETU Hub e também proporcionará que a equipe conheça novos centros de inovação no Brasil e Exterior.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC