UFSC é reconhecida com Prêmios de Pesquisa e Inovação da Fapesc

31/10/2023 14:46

A Universidade Federal de Santa Catarina foi reconhecida com diferentes prêmios concedidos  pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta segunda-feira, 30 de outubro, em evento da Assembleia Legislativa. O evento reuniu pesquisadores, inovadores e empreendedores nas cerimônias dos Prêmios Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer e Pesquisa Fapesc.

O prêmio Agente de Inovação, categoria do Prêmios Inovação Catarinense foi entregue à professora Clarissa Stefani, do departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC). Clarissa possui mais de 200 artigos publicados e é revisora ​​de 20 periódicos nacionais e internacionais, tendo experiência na concepção e gestão de projetos junto a agências de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além da professora, dois estudantes da UFSC foram reconhecidos pela sua atuação na categoria Estudante Universitário(a) Inovador(a) : Dimas Rafael Broering, de Engenharia Eletrônica, e Mariana Rodrigues Marcelino, de Arquitetura e Urbanismo, representaram a UFSC.

Entre os docentes reconhecidos pelo Fritz Müller, na categoria Acadêmico, o professor Marco Shizuo Owatari foi o vencedor em Ciências Agrárias e o professor Marcelo Menezes Morato nas Engenharias. Já na categoria Jovem Pesquisador, Natan Padoin foi o destaque dentre os professores das Engenharias. A UFSC teve também nomes reconhecidos na categoria Pesquisador Destaque: nas Ciências Agrárias, João Borges Laurindo; nas Ciências Biológicas, Sergio Ricardo Floeter; Antonio Luiz Braga nas Ciências Exatas e da Terra; Ilse Maria Beuren nas Ciências Sociais Aplicadas e Antonio Pedro Novaes de Oliveira nas Engenharias.

Prêmio de Inovação Catarinense

Prêmio Inovação Catarinense também reconheceu a UFSC

O prêmio recebeu 272 candidaturas. Foi o recorde de inscrições, superando a edição de 2020, quando foram recebidas 226 candidaturas. O prêmio foi criado pela Lei Catarinense de Inovação e dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. A premiação, que é organizada pela Fapesc, homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

Prêmio de Pesquisa Fapesc

Os vencedores do Prêmio de Pesquisa Fapesc foram conhecidos em março. São 21 pesquisadores agraciados com o prêmio, que homenageou o naturalista Fritz Müller, cujo bicentenário de nascimento completou 200 anos em 2022. O objetivo do prêmio foi reconhecer e premiar pesquisadores renomados que contribuíram de forma significativa para pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos em suas áreas de conhecimento e para o avanço do ecossistema em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no estado de Santa Catarina.

Fonte: Notícias UFSC