UFSC é reconhecida no Prêmio de Inovação Catarinense da Fapesc

28/06/2022 12:04

Dachamir Hotza, professor da UFSC (ao centro), foi um dos premiados (Fotos: Maurício Vieira/Secom SC)

A Universidade Federal de Santa Catarina foi reconhecida no Prêmio de Inovação Catarinense  Professor Caspar Erich Stemmer, entregue nesta segunda-feira, 27 de julho, em Florianópolis. Das 178 inscrições, 37 foram premiadas, três delas da UFSC. O professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Dachamir Hotza, foi o vencedor na categoria Pesquisador Inovador. Jessica de Matos Fonseca e Janaina Seraglio são os destaques da universidade na categoria Estudante Universitário Inovador.

Hotza possui graduação em Engenharia Química, mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado em Engenharia de Materiais. É professor titular da UFSC desde 2014, vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos. Ele também coordena o Laboratório de Processamento Cerâmico, com experiência na área de Tecnologia Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em processamento, sustentabilidade e nanotecnologia.

Jéssica de Matos Fonseca, primeiro lugar como estudante inovadora, é doutora em Engenharia de Alimentos pela UFSC, com período sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ela atua há oito anos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas multidisciplinares, com ênfase em Processos da Indústria de Alimentos e Desenvolvimento e Caracterização de Nanomateriais Ativos e Inteligentes para aplicação em embalagens de alimentos.

Janaina Seraglio, terceiro lugar na mesma categoria, é mestre em Engenharia Química pela UFSC, onde atuou no Laboratório de Controle e Processos de Polimerização e no grupo de pesquisa de polimerização em sistemas coloidais como foco no desenvolvimento de polímeros de fontes renováveis.

O prêmio, criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é responsável por sua organização.

A lista completa de premiados está disponível no site.

Fonte: Notícias UFSC