UFSC mapeia docentes que queiram cooperar com a China

17/08/2022 10:35

A coordenação do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (Ichin) está mapeando docentes que já cooperam ou têm interesse em cooperar com universidades chinesas. O objetivo é preparar uma missão à China, prevista para o primeiro semestre de 2023. O formulário para coleta das informações está disponível aqui:

https://forms.gle/QC2zMcRpZJwG3s5r9

Em carta, abaixo, a coordenação do Ichin dá detalhes do projeto.

Levantamento de interesse em cooperação com universidades e institutos de pesquisa chineses e participação em missão à China

Prezados pesquisadores,

Em nome da Coordenação do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC – ICHIN/UFSC, vimos informar que estamos em processo de organização de uma missão acadêmico-empresarial à China para viabilizar parcerias, garantir mobilidade de pesquisadores e estudantes, estudos de cultura e língua chinesa bem como projetos conjuntos e iniciativas de empreendedorismo binacionais. Esta iniciativa está sendo articulada pelo Coordenador de Parcerias Institucionais do ICHIN, Vladimir Milton Pomar professor, geógrafo, empresário e editor das revistas “Negócios com o Brasil” e “Negócios com a China” com décadas de experiência na cooperação entre o Brasil e a China (https://www.linkedin.com/in/vladimir-milton-pomar-b25aa619/). Prevista originalmente para ser realizado em novembro deste ano, a iniciativa foi reprogramada para abril/maio de 2023, em razão da falta de abertura das fronteiras chinesas. [Mais informações sobre a missão à China: https://amanha.com.br/categoria/mundo/missao-catarinense-a-china-em-novembro e https://noticias.ufsc.br/2022/04/instituto-da-ufsc-organiza-comitiva-para-a-china/]

Sobre o ICHIN. Desde 2018, um grupo de pesquisadores e estudantes, de dentro e fora da UFSC começamos um processo de trabalho sistemático de organização do relacionamento da UFSC com instituições chinesas, partindo de duas evidências: 1) por um lado a crescente relevância da China do ponto econômico, político e científico na arena internacional; 2) a escassa atenção que a UFSC, em termos institucionais, prestava até esse momento para o fenômeno; a exceção corria por conta de alguns poucos pesquisadores e grupos de pesquisa que de modo particular estabeleceram e desenvolveram relações com alguns institutos de pesquisa chineses. Fruto desse trabalho, em novembro de 2019 foi criado o ICHIN que, apesar das duras condições impostas pela pandemia, conseguiu manter e desenvolver o trabalho na medida das possibilidades restritas estabelecidas pela emergência sanitária. Mais informações sobre o ICHIN: https://ichin.paginas.ufsc.br/.

Vislumbramos como um salto de qualidade na continuidade deste trabalho a realização da missão à China em abril/maio de 2023 e estamos preparando as condições institucionais e levantando recursos para viabilizá-la. Trata-se de uma logística complicada na qual contamos com algumas possibilidades de conseguir hospedagem, mobilidade interna e serviços de tradução na China, mas ainda temos dificuldades em resolver o translado de pesquisadores. Se por acaso os pesquisadores interessados tiverem alguma contrapartida (CAPES, Print, CNPq, FAPESC, projetos fundacionais, etc., com rubrica de deslocamento, por favor nos notifiquem. Do contrário, solicitamos a gentileza de detalhar no formulário seus interesses e parceiros chineses (passados, presentes ou em perspectiva) para, se se encaixar em áreas de interesse chineses, tentarmos obter fundos específicos.

Mesmo aqueles que não tenham interesse em participar da missão, mas sim na cooperação com a China, solicitamos a gentileza de preencher um pequeno formulário acessível no link abaixo mediante o qual pretendemos realizar um mapeamento de cooperação o mais completo possível. Este mapeamento é bidirecional: por um lado, dos vínculos e projetos efetivos de pesquisadores e grupos de pesquisa da UFSC com instituições de ensino e pesquisa chinesas e, por outro lado, daqueles pesquisadores e grupos que eventualmente almejam relacionar-se com centros de pesquisa daquele país.

Link para o formulário:

https://forms.gle/QC2zMcRpZJwG3s5r9

Àqueles colegas que não tenham este interesse, agradecemos a atenção e nos desculpamos pela eventual inconveniência. A todos, nossa saudação cordial.

Atenciosamente,

Raúl Burgos (CFH), Coordenador do ICHIN

Daniel Martins (CTC), Vice-coordenador do ICHIN