Workshop para a Elaboração do Projeto de Cooperação UFSC/China 2024

06/10/2023 09:26

Caros membros da comunidade acadêmica,

É com grande satisfação que convidamos vocês para participar do Workshop para a elaboração do projeto de Cooperação UFSC/China 2024, uma iniciativa conjunta da Propesq (Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação), Sinter (Secretaria de Relações Internacionais) e Ichin (Instituto de Estudos sobre a China da UFSC).

Este evento tem como objetivo principal fazer um balanço das cooperações já existentes entre a UFSC e as universidades chinesas, bem como estabelecer as diretrizes para o plano de cooperação no ano de 2024. Para atingir esse objetivo, planejamos quatro momentos de trabalho detalhados abaixo:

Momento 1 (15h-15h30): Abertura do Evento

Boas-vindas da Propesq, Sinter e Ichin.
Apresentação geral do projeto China/2024.
Exposição feita pelo Prof. Jacques Mick, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Momento 2 (15h30-16h30): Exposição dos Convênios e Experiências

Apresentação dos convênios já conhecidos e das experiências não conveniadas existentes entre a UFSC e universidades chinesas.
Coordenação: Sinter.
Será apresentado um mapa de localização na China desses convênios e experiências.

Momento 3 (16h30-17h30): Levantamento de Novos Relacionamentos e Projetos

Levantamento in loco de novos relacionamentos em curso de serem estabelecidos e novos projetos em perspectiva.
Coordenação: Prof. Raúl Burgos, Coordenador do Ichin, e Prof. Daniel Martins, Vice-Coordenador do Ichin.
Serão coletadas sugestões escritas e orais dos presentes.

Momento 4 (17h30-18h00): Conclusões e Encaminhamentos

Com base nos momentos anteriores, desenharemos uma primeira definição das estratégias principais e dos destinos de cooperação para as missões UFSC/China 2024.
Coordenação: Prof. Jacques Mick e Prof. Luiz Carlos Pinheiro.

A partir dessas informações e explicações, a Propesq, a Sinter e o Ichin iniciarão o processo de definição das missões da UFSC à China em 2024, incluindo os destinos principais, grupos de desenvolvimento, orçamentos, fontes de financiamento e ações para a concretização desses financiamentos.

Convidamos todos os professores, estudantes de graduação e de pós-graduação específicos na cooperação UFSC/China a participarem dessa atividade fundamental para estabelecer os próximos passos dessa cooperação binacional.

Data: 10 de Outubro
Horário: Das 15h00 às 18h00