XXIV Prêmio Jovem Cientista

08/03/2010 08:55

Um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade é a busca por soluções que diminuam os impactos causados ao meio ambiente pelo uso das diversas formas de energia. A energia é imprescindível a nossa sobrevivência, mas deve ser produzida e consumida sem comprometer as gerações futuras.

A maioria dos países tem como principal fonte de energia os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Contudo, além de não serem renováveis, eles são os responsáveis por grande parcela da poluição ambiental, pelo aquecimento do planeta e por impactos na mudança do nosso clima. Outras fontes de energia, como a hidrelétrica e a nuclear, se não forem adequadamente gerenciadas, podem vir a causar sérios danos ao meio ambiente.

O Brasil é um dos poucos países com capacidade de ampliar suas alternativas energéticas, porque tem um vasto território e abundância de recursos naturais. Fontes alternativas de energia, como o biodiesel, têm colocado o país em destaque no cenário mundial, mas ainda necessitam mais estudos e pesquisas, e o mais importante, colocar esse conhecimento em prática.

Há vários desafios a vencer. Alguns dos temas que devem ser explorados são: desenvolver fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes e mais eficientes, explorar racionalmente os recursos energéticos, projetar prédios inteligentes, buscar tecnologias energéticas apropriadas ao uso e produção dos pequenos produtores rurais, e estudar os impactos da geração de energia sobre os recursos biológicos e a biodiversidade.

Pensando nestes desafios, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau escolheram Energia e Meio Ambiente para ser o tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista.
Regulamento e Informações poderão ser obtidas no endereço:http://www.jovemcientista.cnpq.br/.