Alunos e pesquisadores da UFSC participam do maior evento científico da América Latina

08/08/2023 10:20

Entre os dias 23 e 29 de julho de 2023, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), marcou presença no 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, realizado em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A edição contou com mais de 44 mil participantes e marcou a retomada científica do país na pós-pandemia do Covid-19, realizando mais de 125 atividades  debatendo a avaliação e o financiamento de pesquisa, a Amazônia sustentável, a regulação, a população e a divulgação científica.

A UFSC esteve representada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Jacques Mick, com destaque para a participação de cinco alunos-bolsistas de graduação, na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). A presença dos estudantes foi marcada pelas apresentações na jornada, com exposições sobre diversos temas: Astronomia por Maria Eduarda Ramos; Engenharia de Materiais e Metalúrgica por Ádria Cypriano; Educação por Gabriel Henrique Silvestre; Filosofia por Sandra Bazzanella e Parasitologia por Ana Paula Bastiani. As gravações das apresentações foram publicadas no site da SBPC.

Gabriel, Ana, Sandra, Maria e Ádria

Os bolsistas foram premiados no 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, evento interno da UFSC, avaliados com os melhores trabalhos nas apresentações orais, recebendo a inscrição e passagens de ida e volta, além de uma bolsa no valor de R$1.200 destinada a auxiliar nos custos de hospedagem e alimentação durante a SBPC.

A estudante de Filosofia, Sandra Bazzanella, vê como uma participação importante da Universidade e uma contribuição para os bolsistas e pesquisadores. “Poder participar da Reunião Anual da SBPC com o apoio da UFSC, demonstra não apenas o comprometimento da instituição com o debate sobre a ciência no Brasil, mas também mostrou como nós, enquanto comunidade da UFSC, podemos estar inseridos nesse debate a partir das mais diversas áreas”, destacou Sandra. A jovem entende que o espaço de debate entre as ciências fundamentais e sociais é importante para o desenvolvimento científico, fortalecendo o contato com a sociedade. “Não há progresso da ciência sem a reflexão dos tempos passados e presentes, sem a ponderação dos meios, fins e justificativas para o desenvolvimento científico comprometido com um projeto emancipador de humanidade”, disse a estudante.

Para Maria Eduarda Ramos, que apresentou trabalho sobre o gás difuso ionizado, é uma honra representar a Universidade em um evento que valoriza os avanços e estudos científicos. “O sentimento de expor seu trabalho de pesquisa e ver pessoas interessadas em desvendar um novo assunto é valiosa. Com certeza, voltei de lá ainda mais inspirada a continuar fazendo ciência e a divulgá-la”, e completa, “foi muito satisfatório ver, na maioria das atividades, tantas pessoas interessadas em ciência e no seu futuro.”

A retomada científica do evento traz o espaço e a oportunidade de divulgação para os estudantes envolvidos nos projetos. “Durante o desenvolvimento de projetos de pesquisa, é muito comum que nós estudantes nos mantenhamos estudando e mais isolados nos próprios grupos de pesquisa, desenvolvendo um trabalho mais ‘solitário’ (somente entre alunos e professores envolvidos no projeto). Ir a um local e apresentar o trabalho desenvolvido é uma ótima oportunidade de divulgar e desmistificar a ciência, e repassar, de alguma forma, o conhecimento que tanto cultivamos”, conclui a estudante.

Ainda durante a SBPC, os estudantes Leonardo dos Santos e Heloisa de Oliveira apresentaram trabalho sobre a “A extração de taninos condensados de brácteas estéreis da Araucária angustifolia”. A UFSC também esteve representada por pesquisadores que participaram como conferencistas ao longo do evento: André Ramos, Débora Peres Menezes, Diogo Norberto Mesti da Silva,Camila Michels, Helder Gusso, Joziléia Kaigang, Norberto Rech Bonetti, Roberta Pires de Oliveira, Rodrigo Diego de Souza, Silvana Nair Leite, Vitor Hochsprung.

Texto: Crizan Izauro (estagiário de jornalismo)

Fonte: pibic.propes.ufsc.br