Chamada nº 10/2022 – Propesq – Coleções biológicas e/ou amostras biológicas

03/11/2022 09:56

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) convida servidores(as) docentes e técnico-administrativos responsáveis por coleções biológicas e/ou amostras biológicas a informarem dados relativos a esses acervos neste formulário até o dia 25 de novembro.

Coleções biológicas são entendidas como conjuntos de organismos, ou partes destes, organizados de modo a fornecer informações sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.

Amostras biológicas podem ser constituídas por organismos de vários grupos taxonômicos (bentos, plâncton, etc) ou de tecidos, células, DNA, extratos, cultura de células e outros tipos de subamostras do patrimônio genético brasileiro, incluindo as amostras patológicas que subsidiam a pesquisa de doenças causadas por microrganismos, desde que devidamente documentadas (histórico, registro, procedência).

As informações obtidas neste mapeamento serão utilizadas para:

a.planejar a gestão estratégica de coleções e amostras na UFSC multicampi (contemplando estruturas físicas e manutenção, entre outros desafios);

b.promover o compartilhamento de recursos entre a comunidade de pesquisa da UFSC e desta com outras comunidades de pesquisa;

c.preparar propostas da UFSC para eventuais editais de apoio ao desenvolvimento de coleções biológicas e bancos de amostras biológicas.

O mapeamento será coordenado pelo prof. Paulo Christiano de Anchietta Garcia, do Departamento de Ecologia e Zoologia, do Centro de Ciências Biológicas (Lattes).
Dúvidas podem ser enviadas para: paulo.c.a.garcia@ufsc.br.

Link para o formulário: clique aqui.

Link para a Chamada nº 10/2022: clique aqui.