Chamada nº 11/2022 – Propesq/Proex – Projetos com a População de Rua na Grande Florianópolis

04/11/2022 09:31

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em cooperação com o Movimento da População de Rua e a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Florianópolis, convidam servidores(as) docentes e técnico-administrativos que já realizam ou têm interesse em realizar projetos de extensão e pesquisa/inovação a respeito da população de rua a se manifestarem por meio deste formulário até o dia 25 de novembro.

O Movimento da População de Rua e a Pastoral do Povo de Rua querem conhecer melhor as pesquisas e
ações de extensão já existentes na UFSC a respeito da população de rua e pretendem, em cooperação com a universidade, desenvolver um programa transdisciplinar de pesquisa e extensão com foco na região metropolitana de Florianópolis.

Estima-se que existam em torno de 2.500 pessoas em condição de rua nos quatro maiores municípios da
região (Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça). A investigação e a atenção ao povo da rua comportam múltiplas temáticas: habitação, saúde, políticas públicas, educação, segurança, entre outras. A realização de um censo da população de rua na região é uma necessidade apontada como relevante.

Os projetos da comunidade da UFSC apresentados nesta chamada serão discutidos e conectados numa
oficina, com a participação do Movimento e da Pastoral, no dia 9 de dezembro de 2022. Questões relativas ao detalhamento e financiamento dos projetos serão encaminhadas na oficina.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Pró-Reitoria de Extensão, por meio do portal de atendimento:

Link para o formulário: clique aqui.

Link para a Chamada nº 11/2022: clique aqui.