Chamada nº 34/2023 – Propesq/Sinova – Mapeamento de projetos de pesquisa e inovação para cooperação com a WEG

14/11/2023 16:25

~~~~ Atualização em 16/11/2023 ~~~~

Retificação Nº 1

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e o Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam servidores(as) docentes e técnico- administrativos(as) que desenvolvem ou participam de projetos que se enquadrem nas temáticas desta chamada para a apresentação de propostas visando à formação de portfólio a ser apresentado ao Comitê Científico e Tecnológico da WEG.
ONDE SE LÊ:
LEIA-SE:
Contudo, devem estar maduros para aplicação na indústria, ou seja, em nível de maturidade tecnológica (TRL) 5 ou superior, preferencialmente. No caso de TRL menor, uma justificaativa deve ser incluída.

Link da retificação: clique aqui.

~~~~ Publicação em 14/11/2023 ~~~~

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e o Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam servidores(as) docentes e  técnico- administrativos(as) que desenvolvem ou participam de projetos que se enquadrem nas temáticas desta chamada para a apresentação de propostas visando à formação de portfólio a ser apresentado ao Comitê Científico e Tecnológico da WEG.

Esta chamada visa a identificar projetos de pesquisa e inovação na UFSC que respondam às necessidades da indústria nas seguintes áreas:
• Novos materiais e processos para baterias para veículos elétricos (VEs) e sistemas de armazenamento de energia (BESS);
• Motores e inversores de frequência que possam incluir grafeno, nióbio entre outros, incluindo manufatura aditiva;
• Avanços em tecnologias para eletrólise (PEM e Alkaline) para produção de hidrogênio verde;
• Supercondutores;
• Nanotecnologias;
• Metaverso e Blockchain;
• Inteligência artificial e computação quântica (aplicações e mitigação de risco);
• Sensoriamento, soluções digitais e robótica;
• Semicondutores;
• Soluções e tecnologias para armazenamento de energia;
• Tecnologias para remoção de carbono / descarbonização.

Os projetos podem ser de diferentes áreas do conhecimento, podem seguir qualquer estrutura expositiva e podem contemplar outros temas não descritos acima, mas compatíveis com a atuação da WEG. Contudo, devem estar maduros para aplicação na indústria, ou seja, em nível de maturidade tecnológica (TRL) 5 ou superior. Proponentes serão convidados pela coordenação da chamada para reunião de articulação das propostas, visando a formação de portfólio institucional competitivo.
As iniciativas devem ser inscritas até o dia 24 de novembro de 2023, através deste formulário. A expectativa da Propesq é que haja reunião com a WEG, para apresentação das propostas, no início do mês de dezembro.
A articulação das propostas será realizada sob a liderança dos professores William Gerson Matias, superintendente de Projetos da Propesq, e Andrea Piga, do Campus de Joinville. Eles estão disponíveis para esclarecer dúvidas nos endereços william.g.matias@ufsc.br e andrea.piga@ufsc.br.

Link para a Chamada nº 34/2023: clique aqui.
Link para o formulário: clique aqui.