Cientistas pela UFSC – Jonas Rafael Becker Arenhart

24/09/2020 08:19

A Propesq dá continuidade à série Cientistas pela UFSC, com o objetivo de dar visibilidade a pesquisadores e seus respectivos trabalhos. A série foi concebida e as entrevistas foram realizadas pelo ex-bolsista de Jornalismo, Eduardo Vargas.

Os tópicos das entrevistas foram categorizados, quando compatível, em: “Quem é?”, que se trata de uma breve biografia e dos melhores momentos; “Magnum Opus”, termo utilizado para denominar a maior obra, que consiste em visibilizar o(s) destaque(s) do pesquisador; “Alma Mater”, termo utilizado para abordar a instituição de ensino que fomentou alguém intelectualmente e sobre a relação do pesquisador com a UFSC; “Mão Estendida”, que descreve as principais parcerias feitas ao longo da carreira do pesquisador; “O que diria para um aluno?”, com recomendações para quem está ingressando ou irá ingressar na área; “Desafios”, que trata dos grandes obstáculos no campo de conhecimento nos próximos anos; e “Um breve panorama”, cuja função é evidenciar como a UFSC está em relação às outras universidades no campo de pesquisa do entrevistado.

A redação dos textos é realização do atual bolsista de Jornalismo, Carlos Venâncio.

Quem é: Jonas Rafael Becker Arenhart tem sua formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): aqui graduou-se em Filosofia, em 2006, e  fez o mestrado e o doutorado sob a supervisão do prof. Décio Krause. Jonas é um pesquisador que estuda lógica, filosofia da lógica e a mecânica quântica.

“Há uma relação entre ciência e disciplina filosófica da metafísica e o que se busca atualmente é algum tipo de suporte da ciência para a metafísica, alguma forma de transferir o sucesso da ciência também, em certa medida, para a metafísica” afirma o pesquisador. Após conseguir uma bolsa de pós-doutorado, ele passará dois semestres envolvido em um projeto sobre fundamentos da lógica e irá atuar como colaborador na pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo Jonas, apesar dos mitos sobre o universo da ciência que nos rodeiam, principalmente quando se trata da mecânica quântica, também há muitas informações boas e bem fundamentadas e os pesquisadores têm uma função crucial nas universidades de divulgar e apresentar seus trabalhos.

Uma obra que o influenciou durante sua carreira foi o livro Ensaio sobre os fundamentos da lógica, do autor Newton C. A. da Costa, que traz uma discussão sobre os principais temas envolvidos nos fundamentos da lógica e problematiza os conceitos envolvidos.

Magnum Opus: Publicou um livro, em 2017, com Décio Krause, sobre lógica e teoria científica e um artigo, em 2012, sobre teoria de quase-conjuntos, voltada para capturar especificidades da mecânica quântica.

Capa do livro ‘The Logical Foundations of Scientific Theories: Languages, Structures, and Models’, da autoria de Jonas e Décio Krause (2017).

Atualmente, além de continuar suas investigações na relação entre mecânica quântica e metafísica (em trabalhos em parceria com Décio Krause, Otávio Bueno, Raoni W. Arroyo, Helcio Felippe Junior), está desenvolvendo um projeto de pesquisa em parceria com o professor Ederson Safra Melo, que concluiu seu doutorado em Lógica e Epistemologia pela UFSC. O projeto trata sobre fundamentos da lógica, focando no papel desempenhado por paradoxos e contradições em nosso raciocínio.

Alma Mater: A UFSC foi fundamental durante seus estudos, por conta do ambiente de trabalho, pelo incentivo dado ao pesquisador e pelo departamento possuir um perfil muito forte quando se fala em pesquisa. Jonas diz que a UFSC é referência nacional na área de fundamentos da ciência, de filosofia da mecânica quântica e de fundamentos metafísicos da mecânica quântica.

Mão Estendida: Quando se fala em contribuições, ele lista alguns contatos pessoais que dispuseram de críticas e observações, servindo-lhe como aprendizado. Além de seu orientador – Décio Krause – e do prof. Newton C. A. da Costa, ele menciona Otávio Bueno, que atua em Miami, como uma de suas importantes influências.

O que diria para um aluno: Aos que querem ser pesquisadores e têm interesse na área da lógica, fundamentos da ciência e filosofia, ele diria que a disposição para estudar o funcionamento de outras disciplinas científicas, além da filosofia, é indispensável. Trata-se de pesquisa envolvendo, em muitos casos, a relação da filosofia com diferentes disciplinas. “Estar sempre disposto a conhecer os diversos caminhos também é importante, afinal muitos já vão para a graduação com uma ideia formada do que compõe a filosofia e às vezes acabam se surpreendendo com o que realmente é” completa.

Desafios: “Um dos desafios é saber como obter informações que possam ser confiáveis e, ao mesmo tempo, relevantes. Ou seja, como buscar respostas para problemas filosóficos através da ciência e quais os tipos de informações extraídas podem responder questões da filosofia” relata Jonas. O pesquisador finaliza afirmando que “ainda não está claro como estabelecer uma cooperação produtiva entre as duas áreas, apesar de isso ser altamente desejável e de que diversos filósofos estão se debruçando sobre essa questão.”

Concepção e entrevista: Eduardo Vargas
Redação: Carlos Venâncio