CNPq_Expresso chegará a 10 novos aeroportos no primeiro semestre de 2012

02/04/2012 11:42

O sistema, cujo objetivo é reduzir o tempo de liberação de insumos e equipamentos para pesquisa, teve início há um ano em Guarulhos.
Até junho deste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverá implantar o sistema CNPq_Expresso – que visa simplificar e agilizar a liberação de importações destinadas à pesquisa – em dez dos principais aeroportos do Brasil. Atualmente, apenas o Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) oferece o serviço e a partir de hoje (28), a iniciativa também funcionará no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro.

Depois do Galeão, o sistema será implementado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em 10 de abril; em Brasília (DF), no dia 18 de abril; em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), no dia 24 de abril. No dia 22 de maio, o sistema chega ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). Em Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) a instalação do CNPq_Expresso ocorre em 14 de junho. A ideia é se espalhar para outros aeroportos de acordo com os resultados.