Comissão da FINEP avalia projetos CT-INFRA

09/05/2013 16:57

Na foto: Da esquerda para direita: Caio Xavier (Analista de Projetos Finep), Elias Machado (Diretor de Projetos), Jamil Assreuy (Pró-Reitor de Pesquisa), Ricardo Rosa (Diretor da Finep) e Gustavo Camelo (Coordenador do Núcleo CT-INFRA/UFSC).

Uma comissão da Financiadora de Projetos (FINEP) composta pelo Diretor do Departamento de Universidades (DU), Ricardo Rosa e pelo analista Caio Xavier esteve em Florianópolis entre os dias 6 e 8 de maio para se reunir com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e avaliar a execução dos projetos contratados pela Universidade. A avaliação dos projetos que estava sendo aguardada desde julho de 2012 era um pré-requisito para a prorrogação do prazo de obras com cronograma atrasado como o Instituto Interdisciplinar de Engenharia de Superfície e o Laboratório de Pesquisa em Usabilidade e Linguagem para produção de conteúdos para Hipermídia e para a liberação das parcelas pendentes de recursos contratados.

A programação desenvolvida incluiu uma visita dos diretores da FINEP aos locais das obras concluídas, em execução e previstas, reuniões com o Pró-Reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy e com o Diretor de Projetos, Elias Machado e com o coordenador do Núcleo CT-INFRA/UFSC, Gustavo Camelo.Na terça-feira pela tarde o diretor do (DU) Ricardo Rosa fez uma apresentação sobre o modo de funcionamento e os critérios adotados para selecionar os projetos aprovados nas chamadas anuais do PROINFRA (Programa de Infraestrutura para as Universidades). Além dos diretores da PROPESQ estiveram presentes coordenadores de projetos em desenvolvimento e membros do Comitê Permanente CT-INFRA/UFSC. Na manhã de ontem, quarta-feira, foram feitas visitas a laboratórios com equipamentos comprados com recursos da FINEP e definidos os encaminhamentos para a solicitação da prorrogação do prazo de execução das obras e liberação dos recursos.

Atualmente a UFSC tem contratados 21 projetos distribuídos em Florianópolis (no campus Trindade, na Fazenda Ressacada e no Sapiens Parque) e nos campi de Curitibanos e Joinville. Nos últimos cinco anos (período 2008-2012) a UFSC recebeu R$ 45.235.336,00 de recursos do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA) – média de R$ 9.047.067,20 por ano. Estes recursos são utilizados na modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa na instituição, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos.