Guia de Integridade Científica é lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFSC

31/08/2023 19:29

Documento foi oficialmente lançado na quinta-feira, 31 de agosto. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

Guia de Integridade Científica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi lançado na tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. A publicação online recomenda boas práticas na concepção, planejamento, execução e divulgação de projetos de pesquisa no âmbito da UFSC e é dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação, a docentes de todos os níveis, a servidores técnico-administrativos envolvidos em atividades científicas e a gestores de pesquisa.

O objetivo do guia é contribuir para a difusão de uma cultura de honestidade e transparência no cotidiano dos laboratórios e unidades acadêmicas, reforçando o papel da Universidade no fornecimento à sociedade de produtos e serviços éticos e responsáveis. O documento foi discutido e aprovado pela Câmara de Pesquisa da UFSC.

Guia de Integridade Científica é um instrumento orientativo, aplicável a todas as atividades de pesquisa realizadas por servidores docentes e não-docentes, estudantes e outras categorias envolvidas na busca por novos conhecimentos e soluções a problemas. A publicação estabelece valores, princípios e orientações práticas para normatizar condutas e ressaltar procedimentos corretos e éticos. Funciona como ferramenta complementar a outros mecanismos de autorregulação da atividade de pesquisa, que constituem um conjunto de práticas já incorporadas nas rotinas científicas.

Documento serve de orientação para estudantes e pesquisadores

Uma versão impressa do guia foi entregue à vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, que destacou a necessidade da probidade na academia e no serviço público. “O guia é para todos, inclusive para os jovens que acabam de chegar na universidade, mas serve mais para quem está há mais tempo na instituição; precisamos de algo que regule nossas ações. É muito bem-vindo”, afirma Joana. O evento teve a participação de Sebastião Soares e Maique Biavatti, respectivamente pró-Reitor de Pesquisa e superintendente de Projetos na gestão anterior. “Foi uma honra terminar o trabalho de nossos antecessores”, disse o atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick.

Membros do grupo de trabalho responsável pelo guia, Júlia Carina Niemeyer e Rogério Christofoletti agradeceram a equipe encarregada pelo documento. “Ele é importante para nossa função de cientista, faltava algo com esta utilidade para nossos estudantes”, aponta Júlia. Rogério destaca que o documento é único em Santa Catarina: “Existe um movimento mundial pela integridade científica, a UFSC é a primeira do estado a aderir desta forma. A Fapesc, ao contrário da Fapesp e Fapemig, por exemplo, não tem algo semelhante. Ele vai contribuir para a comunidade, vai orientar pesquisadores a fazer ciência com rigor e limites, é um instrumento para todos nós”.

Fonte: Notícias UFSC