Laboratório de animação 3D é inaugurado na UFSC
A inauguração do laboratório TecMídia (Tecnologias em Mídia), estúdio de animação que captura movimentos em três dimensões (3D), localizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aconteceu nesta quarta-feira (26), às 14h. Estiveram presentes as autoridades e alguns estudantes de Graduação da UFSC.
As obras começaram no dia 5 de janeiro de 2015 e a empresa executora foi a NICOL – Nakazima Incorporadora e Construtora Ltda. O laboratório se destina à pesquisa e extensão na área de animação 3D, e outras áreas, como o desenvolvimento de próteses específicas para pessoas amputadas, e a avaliação dos movimentos de atletas e na área do esporte de alto desempenho.
A estrutura foi adquirida por projetos e recursos da UFSC e na maior parte, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que faz parte do CT-Infra. Os equipamentos são de última geração, com 14 câmeras de captura de movimentos corporais e duas de captura de movimentos faciais. Trata-se do maior estúdio, com uma área de mais de 772,67 m², projetado para apoio ao desenvolvimento e pesquisa na área de animações 3D da América Latina.
O laboratório possui estúdio de captura de movimento e filmagem, camarins para os atores, salas de processamento computacional das cenas produzidas, estúdios de som, estúdio para dublagem, entre outros espaços. Além disso, são oito roupas específicas com 53 marcadores.
O grande diferencial do TecMídia comparado a outros estúdios está no tamanho. O estúdio apoia projetos de mestrado, doutorado e oferece oportunidade de estágio aos alunos da UFSC.








