Lançado edital do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia 2010

18/10/2010 16:54

Nesta edição, área contemplada será a das Ciências da Vida
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é concedido a pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

A premiação, considerada a mais importante do país na área de C&T, consiste de diploma, medalha e R$ 150 mil. A cada ano o prêmio contempla uma grande área do conhecimento. Em 2010, o premiado sairá da área das Ciências da Vida.

Não serão aceitas inscrições para o prêmio. Uma comissão de especialistas, designados pelo ministro da C&T, indicará de quatro a seis nomes ao Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem a responsabilidade de escolher o agraciado.

A comissão será constituída por nove pesquisadores, sendo: um membro, que presidirá a Comissão, escolhido pelo ministro da C&T; três membros de Comitês de Assessoramento do CNPq, das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Vida, indicados pelo presidente do CNPq; um membro indicado pela Academia Brasileira de Ciências; um membro indicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); um membro indicado pela Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); um membro indicado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); e um membro indicado pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Confap).

O prêmio é concedido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Conrado Wessel. No ano passado, o contemplado foi o físico Luiz Davidovich, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na grande área das Ciências Exatas e da Terra.