Pesquisadores da UFSC estão entre os 100 mil mais influentes do mundo

18/11/2020 07:20

Uma pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, identificou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O estudo utiliza as citações da base de dados Scopus até 2019, e foi publicada no Journal Plos Biology em 16 de outubro último.

O estudo trabalha com dois rankings distintos, um que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira (ver tabela S6) e outro ranking que analisa os impactos durante o ano de 2019 (ver tabela S7). A UFSC tem 15 representantes no primeiro ranking, e 20 pesquisadores no segundo.

>> Acesse o estudo completo e todos os dados disponíveis

Carreiras

Segundo o ranking de carreiras – o que demonstra o impacto da pesquisa de toda a vida dos cientistas –  o Brasil possui 600 representantes e a UFSC tem 14 pesquisadores elencados. São eles (na ordem em que aparecem no ranking):

• Bernhard Welz, Departamento de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)
  • C. de Souza
  • Traugott Peter Wolf, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC)
  • Ruy Exel, Departamento de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)
  • Rui Daniel Schröder Prediger, Departamento de Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC)
  • Ivo Barbi, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
  • Eduardo Carasek da Rocha, Departamento de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)
  • Enedir Ghisi, Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
  • Alexandre Trofino Neto, Departamento de Automação e Sistemas, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
  • Rosendo Augusto Yunes, Departamento de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)
  • Newton C. A. da Costa, Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro Socioeconômico (CSE)
  • Christian Johann Losso Hermes, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
  • Denizar Martins, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
  • Marcelo Lobo Heldwein, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)

2019

A Tabela S7, que contém os dados apenas do ano de 2019 contém 853 cientistas brasileiros, sendo 20 pesquisadoras e pesquisadores da UFSC. Confira:

Os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, na atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal, entre aqueles que publicaram pelo menos cinco artigos.

O banco de dados criado pelos cientistas da Universidade de Stanford possui os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

Confira o estudo completo
Acesse os dados utilizados na pesquisa

Fonte: Notícias UFSC