Pesquisas da UFSC são premiadas no XXIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

15/12/2021 08:59

Três trabalhos de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram apresentados no XXIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, realizado em outubro de forma remota. Na última semana, foram divulgadas as iniciativas premiadas no evento. O trabalho Gravação e processo de validação de um teste de reconhecimento de fala em normo-ouvintes, orientado pela professora Maria Madalena Pinheiro, do Departamento de Fonoaudiologia, e coorientado pelo professor Stephan Paul, Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu prêmio de excelência pelo departamento de Audiologia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

O trabalho teve a participação das alunas Isadora Koerich e Isadora Rosseto e contou ainda com a colaboração da professora Ana Carolina Ghirardi, do Departamento de Fonoaudiologia, e da professora Cristiane Lazzaroto-Volcão, do Departamento de Linguistica. O objetivo do estudo foi gravar e validar um teste de reconhecimento de fala em português – teste RASP- para usuários de dispositivos eletrônicos. O teste se encontra disponível no software Persona.

No departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, as professoras Maria Isabel D’Ávila Freitas e Aline Mara de Oliveira, ambas do Departamento de Fonoaudiologia da UFSC, receberam menção honrosa no Congresso. A professora Maria Isabel fez parte do trabalho Avaliação da Linguagem por teleatendimento em adultos e idosos cognitivamente.

Já a professora Aline Mara de Oliveira, em parceria com os professores Larissa Cristina Berti (UNESP Marília) e Ronaldo Lima Jr (UFC), desenvolveu o trabalho intitulado Produção de oclusivas alveolares e velares em crianças com apraxia de fala infantil e desvio fonológico: análises ultrassonográficas, que teve o objetivo de desenvolver medidas objetivas com estatísticas robustas e avançadas para contribuir no diagnóstico diferencial.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o XXIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia é o maior encontro da Fonoaudiologia da América Latina, contando com mais de 100 atividades, ministradas por 400 palestrantes em formato on-line, nos segmentos da Linguagem, Voz, Audição e Equilíbrio, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.

 

Fonte: Notícias UFSC