Reuniões para discutir programa de Inovação Social entram na reta final
Com encontros no campus de Blumenau e, em Florianópolis, em CED, CFM, CSE, CCJ, CTC, CFH E CCE, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Inovação (Propesq), em parceria com o Departamento de Inovação (Sinova), terminam nas próximas duas semanas o ciclo de reuniões de sensibilização da comunidade acadêmica em torno da construção coletiva de uma agenda de inovação social na UFSC.
As reuniões, iniciadas em maio, são abertas à comunidade de docentes e técnico-administrativos. Um panorama do que a bibliografia define como Inovação Social e uma proposta de conceito para a UFSC são apresentados pela prof. Helena Salles, coordenadora do LINC Social, projeto de extensão de inovação social e co-criação e, logo após, ocorre um momento de escuta e diálogo com os presentes.
Mais de 130 pessoas já participaram das reuniões, que vêm acontecendo em todas as unidades acadêmicas e em todos os campi. Ao final das 15 reuniões deste ciclo, o objetivo é reunir elementos para a construção de um programa de inovação social, que atenda as especificidades de uma universidade como a UFSC. Além da discussão sobre o conceito, os encontros visam identificar projetos de inovação social já existentes nas unidades acadêmicas e ajudar na ampliação do trabalho em rede e co-criação entre os pares.
A política de inovação e empreendedorismo da UFSC, aprovada pelo Conselho Universitário em 2022, definiu inovação social como “uma resposta criativa a problemas de tipo econômico e social, não satisfeitos nem pelo mercado nem pelo Estado, contribuindo para o bem-estar das pessoas e das comunidades”.
As reuniões já se encaminham para o seu último ciclo. Docentes e técnico-administrativos de todos os centros estão convidados a participar de pelo menos um encontro, mesmo que em centros diferentes dos seus. O calendário completo está disponível neste link.







