Série “Apoiando o Conhecimento” – Matéria #4

02/09/2021 07:00

A série “Apoiando o Conhecimento”, realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC, tem como objetivo apresentar os projetos aprovados pelos editais “Programa de Pesquisa Universal” e “Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde” da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), através do formato de mini entrevista com duas perguntas, onde os coordenadores dos grupos contam um pouco sobre o projeto.

O projeto “Monitoramento da saúde e diagnóstico da percepção de risco dos Agentes de Combate a Endemias de Santa Catarina expostos a agrotóxicos”, do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, foi aprovado pelo edital “Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde” da Fapesc. O edital busca apoiar e fortalecer o desenvolvimento de pesquisas que apresentem soluções para as prioridades de saúde e atendam as necessidades de cada Unidade Federativa.

A pesquisa busca analisar a percepção de risco por parte dos Agentes de Endemias de Santa Catarina que trabalham no controle de focos da dengue manuseando agrotóxicos e os impactos na saúde destes profissionais diante a esta atividade. 

Confira a mini entrevista com a professora Claudia Regina dos Santos, do Centro de Ciências da Saúde, coordenadora da pesquisa.

  1. Quais resultados o projeto pretende alcançar?

Com o desenvolvimento do presente projeto espera-se identificar como estes trabalhadores percebem esta exposição, e se existem alterações nos exames laboratoriais ou doenças predominantes neste grupo. Desta forma, pretende-se realizar capacitações tanto com estes profissionais, quanto com os profissionais da saúde que avaliam periodicamente estes trabalhadores. Além disso, caso se identifique a necessidade de avaliar com periodicidade determinado órgão ou sistema, pretende-se propor quais parâmetros podem ou devem ser avaliados durante o monitoramento destes trabalhadores. Desta forma,  espera-se avaliar como ocorre a exposição ocupacional para este grupo de profissionais e assim propor formas de execução das atividades com segurança para saúde da população e destes profissionais.

  1. Como ela será aplicada na sociedade catarinense?

Trata-se de um projeto que abrangerá este grupo específico, mas que realiza um trabalho fundamental que é o controle dos focos da dengue. Sendo assim, o cuidado com a saúde destes indivíduos é de extrema importância de forma direta a eles. Ainda de forma indireta, a sociedade sentirá os reflexos, uma vez que esta atividade poderá ser realizada de forma mais segura e consciente.

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: Apoiando o conhecimento