UFSC tem 40 pesquisadores entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

18/10/2023 12:53

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem 40 pesquisadores nas listas dos cientistas mais influentes divulgada anualmente pela editora Elsevier. Elaborado em conjunto com a Universidade de Stanford, o banco de dados fornece informações padronizadas sobre citações e outros índices de impacto. São duas listas: uma englobando toda a carreira, e outra com dados apenas do último ano. Na primeira relação, são 28 pesquisadores da UFSC; na segunda, são 26 – 14 estão presentes nas duas listas.

Os bancos de dados podem ser acessados aqui.

Em ambas as listas, a UFSC é a oitava instituição brasileira no número de pesquisadores relacionados, a quarta entre as universidades federais.

Os cientistas são classificados em 22 campos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022 e os dados do ano recente referem-se às citações recebidas durante o ano civil de 2022. A edição atual é baseada nas informações disponíveis em 1º de outubro de 2023 do Scopus, atualizado até o final do ano de citação de 2022 e  usa dados Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab.

Confira os pesquisadores citados no ranking:

Carreira (na ordem que aparecem no ranking)

1. Bernhard Welz, Departamento de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)

2. Traugott Peter Wolf, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC)

3. Nicolas Garcia

4. Ruy Exel, Departamento de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)

5. Rui Daniel Schröder Prediger, Departamento de Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC)

6. Ivo Barbi, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)

7. Diego Augusto Santos Silva, Departamento de Educação Física, Centro de Desportos (CDS)

8. Enedir Ghisi, Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico (CTC/UFSC)

9. Danilo Wilhelm Filho, Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC)

10. Eduardo Carasek da Rocha, Departamento de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM/UFSC)