Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

  •     

        


  • Censo DGP 2025: CNPq convoca líderes de grupos de pesquisa a atualizar informações até 10/12

     

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convoca os líderes de grupos de pesquisa vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) a realizar a atualização cadastral de seus grupos no sistema até o dia 10 de dezembro de 2025.

    Essa atualização é fundamental para garantir a qualidade e a confiabilidade da base de dados que sustentará a realização do novo Censo DGP 2025, programado para o mês de dezembro de 2025. Com este novo ciclo do Censo DGP, a atual Gestão do CNPq garantirá a plena edição do Censo Bianual, conforme disposto pela Portaria CNPq nº. 1.513/2023.

    O censo tem como propósito mapear, com precisão, as atividades científicas e a infraestrutura de pesquisa das instituições participantes. Para isso, é imprescindível que as atualizações sejam concluídas no prazo estipulado.

    As ações de atualização incluem, por exemplo:

    • Exclusão de grupos inativos;
    • Cadastro de novos grupos;
    • Inclusão ou exclusão de pesquisadores, estudantes e técnicos;
    • Registro da infraestrutura de pesquisa disponível;
    • Informações sobre colaborações nacionais e internacionais.

    Importante: Todos os membros dos grupos devem manter seus Currículos Lattes atualizados, garantindo a integridade das informações no sistema.

    Para orientações detalhadas sobre o processo de atualização, acesse o Manual do Usuário disponível no Portal do DGP e a Cartilha para preenchimento eficaz e atualizado do DGP, produzida em parceria com o Cedeplar/UFMG.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do CNPq:

    Telefone: (61) 3211-4000

    E-mail: atendimento@cnpq.br

     

    Fonte: Gov.br/CNPq


  • Propesq divulga relatório de realizações do ciclo 2022-2025

    A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação informa que, a partir de 11 de novembro de 2025, haverá mudanças na gestão da pasta. Os professores Jacques Mick e William Gerson Matias despedem-se do exercício das funções de pró-reitor e superintendente de projetos, iniciadas em julho de 2022, e apresentam relatório de realizações à comunidade de pesquisa.

    Acesse o documento 2022-2025: Balanço de um ciclo na Propesq


  • 5ª Edição – Atualizações sobre o Prêmio Mulheres na Ciência – Docentes e TAES

    ~~~~Atualização em 05/12/2025~~~~

    Informamos que o prazo para inscrições ao Prêmio foram prorrogadas, conforme abaixo:

    Cronograma:

    ATIVIDADE DATA
    Período de inscrições (Portal de Atendimento Institucional)  De 07/11/2025 a 18/01/2026
    Seleção pela Comissão Julgadora Fevereiro 2026
    Divulgação das selecionadas Fevereiro 2026
    Gravação do vídeo (produção presencial)  1º semestre de 2026
    Cerimônia de entrega do prêmio março 2026

     

    ~~~~Publicação em 07/11/2025~~~~

    O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC) com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas cientificas, tecnológicas e inovadoras; divulgando-as de forma ampla. Se destina a inspirar a comunidade cientifica interna e externa nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para diminuir a assimetria de gênero na ciência. Até um terço dos prêmios serão distribuídos preferencialmente para cientistas negras, nas condições previstas neste Regulamento.

    O Prêmio deste ano será conduzido em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade e será outorgado a mulheres pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço cientifico.

    Destaca-se que, em sua 5ª edição, o prêmio será concedido em 6 categorias: Júnior, Plena e Sênior – Docente; e Júnior, Plena e Sênior – Servidora Técnico-Administrativa (TAE).

    A premiação consiste em um diploma e um vídeo a ser realizado pela Agecom/UFSC para divulgação cientifica, e veiculado em canais de comunicação da UFSC e comporá a Galeria de Destaques na Ciência da Propesq.

    O prêmio desta 5ª edição será entregue anualmente no evento institucional comemorativo do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2026.

    Cronograma:

    ATIVIDADE DATA
    Período de inscrições (Portal de Atendimento Institucional)  De 07/11/2025 a 05/12/2025
    Seleção pela Comissão Julgadora  Dezembro de 2025
     Divulgação das selecionadas  Janeiro 2026
     Gravação do vídeo (produção presencial)  1º semestre de 2026
     Cerimônia de entrega do prêmio  11/02/2026

    Acesse o edital na íntegra: clique aqui.
    Acesse o Portal de Atendimento Institucional para inscrições: clique aqui.
    Mais informações: propesq@contato.ufsc.br


  • Unidade EMBRAPII da UFSC apresenta nova identidade e amplia áreas de atuação: POLO/UFSC agora é inoVARE/UFSC

    A Unidade EMBRAPII POLO/UFSC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está de cara nova. A partir de 2025, a tradicional e já consolidada Unidade POLO/UFSC, previamente credenciada através do Laboratório Polo, passa a se apresentar como inoVARE/UFSC – Tecnologias Inovadoras em Vibrações, Acústica, Refrigeração e Energia. Essa mudança de identidade reflete a evolução da Unidade, que desde 2014 é credenciada pela EMBRAPII para apoiar empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta.

    Com sede no Campus Universitário da UFSC, em Florianópolis, a Unidade já executou mais de 40 projetos em parceria com empresas de diferentes portes e setores, entregando soluções que unem inovação, aplicabilidade industrial e impacto positivo em eficiência energética, confiabilidade, conforto acústico e sustentabilidade.

    No último recredenciamento, em 2024, a Unidade incorporou o Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), ampliando sua capacidade técnico-científica especialmente nas áreas de análise vibracional e acústica. Essa integração fortaleceu ainda mais o caráter multidisciplinar da Unidade, expandindo a gama de tecnologias oferecidas à indústria.

    Assim, a Unidade agora amplia seu escopo para incluir também as áreas de vibrações, acústica e energia. Na frente de energia, a linha de Sistemas, Processos e Tecnologias para a Transição Energética e a Descarbonização consolida iniciativas já em andamento pelos pesquisadores da Unidade, com destaque para Hidrogênio Verde e Liquefação de Gases. O hidrogênio verde desponta como o principal vetor energético para um desenvolvimento econômico sustentável, pois permite armazenar energia renovável e reduzir o consumo de combustíveis fósseis, mitigando as emissões de gases nocivos à atmosfera. Essa linha de atuação está em consonância com as metas do Brasil para o hidrogênio verde até 2030, que incluem o desenvolvimento de uma base de produção sólida e o estabelecimento do país como um dos produtores mais competitivos globalmente. O Programa Nacional do Hidrogênio reforça a estratégia do Brasil para liderar a transição energética no mundo.

    A nova área de Vibrações representa um avanço significativo na atuação da inoVARE/UFSC, pois utiliza dados do comportamento vibratório de máquinas e equipamentos para detecção, diagnóstico e prognóstico de falhas em ativos industriais. Essa frente de pesquisa se alinha diretamente às demandas da Indústria 4.0, em que sensores sem fio, inteligência de dados e conectividade permitem ampliar a confiabilidade operacional e reduzir custos de manutenção. A meta da Unidade é consolidar metodologias e tecnologias que viabilizem a manutenção preditiva em larga escala, aumentando a disponibilidade de ativos críticos, reduzindo paradas não programadas e contribuindo para a eficiência energética dos processos. Para a indústria, esse tipo de inovação é estratégica não apenas por gerar ganhos diretos de produtividade, mas também por apoiar a transição para modelos mais sustentáveis e competitivos de produção.

    Segundo o professor Júlio Cordioli, coordenador da Unidade inoVARE/UFSC, a mudança de nome simboliza a consolidação de uma trajetória de expansão e inovação. “A denominação inoVARE reflete melhor a diversidade tecnológica e a força multidisciplinar que construímos ao longo dos anos. Com essa nova identidade, esperamos ampliar ainda mais nossa inserção junto ao setor produtivo, fortalecendo parcerias estratégicas e atraindo novos projetos que impulsionem a inovação industrial no país”, destaca Cordioli.

    A infraestrutura da inoVARE/UFSC é considerada única no Brasil. Enquanto, o Polo reúne câmaras climatizadas de última geração, calorímetros, túneis de vento e sistemas de ensaio em conformidade com normas internacionais, o LVA agrega a infraestrutura da Unidade com suas câmaras anecóicas e reverberantes, sistemas avançados de análise de ruído e vibração, além de ferramentas de simulação e diagnóstico de falhas. Essa combinação permite o desenvolvimento de produtos com maior eficiência, desempenho e confiabilidade.

    A história dos laboratórios da Unidade inoVARE/UFSC é marcada por parcerias de longo prazo com empresas nacionais e internacionais. Desde os anos 1980, nomes como Embraco (atual Nidec), Whirlpool, Embraer, Petrobras, Electrolux, Coca-Cola, Panasonic, Dynamox e Liebherr têm contado com a expertise da UFSC no desenvolvimento de soluções que geram valor e competitividade para a indústria.

    Para a gestora de planejamento e negócios da Unidade, Nara Santos, a nova fase da inoVARE/UFSC também reforça a segurança e continuidade das parcerias. “Temos recursos assegurados pela EMBRAPII até 2030, o que garante estabilidade para apoiar empresas em seus desafios de inovação. Convidamos as organizações interessadas a se aproximarem da inoVARE/UFSC para construirmos juntos soluções tecnológicas que fortaleçam a competitividade da indústria brasileira”, afirma. Empresas podem entrar em contato pelo e-mail embrapii@polo.ufsc.br.

    Com o novo nome, a inoVARE/UFSC reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica, a pesquisa aplicada e a transferência de conhecimento, consolidando-se como referência nacional em vibrações, acústica, refrigeração e energia.


  • UFSC entrega Prêmio Mulheres na Ciência a cinco pesquisadoras da universidade na quarta-feira, 15 de outubro

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 15 de outubro, a cerimônia da 4ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq). O evento será realizado às 14h, na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria, em Florianópolis.

    A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica. O prêmio será entregue a cinco pesquisadoras da Universidade, em três áreas do conhecimento:

    Humanidades

    Aline Beltrame de Moura (Direito), na categoria Júnior.

    Elizete Vieira Vitorino (Ciência da Informação), na categoria Plena.

    Vida

    Ana Carolina Fernandes (Nutrição), na categoria Júnior.

    Exatas e da Terra

    Camila Fabiano de Freitas Marin (Química), na categoria Júnior.

    Cíntia Soares (Engenharia Química e Engenharia de Alimentos), na categoria Plena.

    As pesquisadoras ganham como prêmio um diploma e um vídeo para divulgação científica, que será veiculado em canais de comunicação da UFSC e fará parte da galeria Destaques na Ciência da Propesq.

    O prêmio

    Criado em 2021 pela Propesq, o prêmio tem como objetivo estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que desenvolvem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. Além de contribuir para a redução da desigualdade de gênero no campo científico. A iniciativa busca inspirar novas gerações de pesquisadoras e reconhecer o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento.

    O Prêmio Mulheres na Ciência é realizado anualmente e contempla pesquisadoras, docentes e técnicos administrativos (TAEs) do quadro permanente da universidade, distribuídas em três categorias: Júnior, Plena e Sênior, a categoria varia conforme o tempo de ingresso na instituição.

    As categorias 

    A Categoria Júnior é para pesquisadoras que ingressaram no quadro permanente da UFSC após 31/12/2013.

    A Categoria Plena para pesquisadoras que ingressaram no quadro permanente da UFSC entre 31/12/2000 e 31/12/2013.

    A Categoria Sênior para mulheres que ingressaram no quadro permanente da UFSC antes de 31/12/2000.

     

    Fonte: Noticias UFSC


  • Chamada Pública nº 02/2025 – Propesq – Mapeamento de Laboratórios e Grupo de Pesquisa que tenham interesse em participar da Rede de Pesquisa, Inovação e Infraestrutura (RPII)

    Chamada Pública nº 02/2025 – Propesq – Mapeamento de Laboratórios e Grupo de Pesquisa que tenham  interesse em participar da Rede de Pesquisa, Inovação e Infraestrutura (RPII)

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade a manifestar o interesse de laboratórios e grupos de Pesquisa em participar da Rede de Pesquisa, Inovação e Infraestrutura (RPII) coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas – INPO.
    A RPII constitui-se na principal base científica e de infraestrutura para a atuação técnico-científica do INPO. É integrada por universidades, centros de pesquisa, sociedades científicas, redes temáticas e empresas, que, sob a liderança do INPO, contribuem para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de inovação e empreendedorismo nas áreas de interesse do Instituto. A Rede opera por meio da cooperação técnica e do compartilhamento de informações, projetos e infraestrutura, buscando otimizar o uso de recursos e potencializar resultados no campo das ciências oceânicas. https://inpo.org.br/

    Link da chamada: Chamada Pública nº 02/2025 – Propesq

    As manifestações de interesse devem ser efetivadas até o dia 15 de outubro de 2025, através do link: deste formulário.

    A coordenação da chamada será realizada pela Propesq. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail propesq@contato.usc.br


  • Seleção de monitores da 22ª Sepex

    Estudantes dos cursos de graduação da UFSC poderão inscrever-se no edital de seleção de monitores para atuar na 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex). Os monitores vão prestar apoio às atividades de recepção e atendimento ao público, auxílio aos estandes, acompanhamento de visitantes escolares e apoio operacional à organização do evento. O período de inscrição vai de 1º a 9 de outubro.

    Os monitores vão atuar durante a Feira de Ciências da Sepex, que ocorre de 21 a 23 de outubro de 2025 no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, em dois turnos: um grupo das 9h às 14h e outro grupo das 14h às 19 horas. O valor total do auxílio é de R$ 350,00 por estudante para participação nos três dias do evento.

    Saiba mais no site oficial da Sepex: sepex.ufsc.br


  • Chamada nº 2/2025/SINTER/PROPESQ – Credenciamento de servidores(as) docentes e técnicos administrativos da UFSC na “Blue Zone” da COP30 (Prazo: 5/9/2025)

    A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) convidam docentes e técnicos da UFSC que desejarem ser credenciados como representantes da UFSC na “Blue Zone” da COP30 a manifestarem seu interesse por meio da presente chamada.

    Os interessados deverão enviar um e-mail para caa.sinter@contato.ufsc.br até o dia 5 de setembro de 2025, com o título “COP30 – Sigla do Centro/Unidade – Nome do candidato” (Ex: COP30 – CCE – José da Silva) e o formulário preenchido, assinado e salvo em pdf.

    O resultado será divulgado no dia 8 de setembro, até às 16 horas, nas páginas da SINTER e da PROPESQ.

    Observações:

    • Não haverá possibilidade de recurso.
    • Não haverá apoio financeiro da UFSC para a viagem dos selecionados à COP30, tendo em vista as atuais restrições orçamentárias.

    Sobre a “blue zone” da COP 30:

    A Blue Zone na COP30 é área oficial e restrita, onde ocorrerão as negociações e os eventos principais da conferência. O local central para que delegações de países, organizações credenciadas e ONGs apresentem seus projetos e soluções para a agenda climática. Apresentação de Projetos: Países, organizações e ONGs podem usar a Blue Zone para apresentar suas estratégias e soluções concretas para a crise climática, promovendo o diálogo e o interesse diplomático global.


  • Evento conecta projetos da UFSC a indústrias de Joinville

    Em 22 de agosto de 2025, o Agora Tech Park em Joinville foi palco da primeira Ação de Tracionamento Agora Connect/UFSC. O evento, focado em acelerar a inovação, teve como objetivo conectar projetos de pesquisa da UFSC com empresas do Perini Business Park. A ideia era identificar produtos universitários com nível de maturidade avançado (próximo a 6) e com potencial de se tornarem soluções comerciais.

    O encontro reuniu representantes de grandes empresas como Petrobrás, Weg Tintas, Avell, Brascola, Pollux, Walbert e Amoveri Hub. A iniciativa foi uma parceria entre os professores Thiago Fiorentin e Andra Piga, da UFSC/Joinville, e Fabiano Dell’Agnolo, diretor do Ágora Tech Park. O evento também contou com o apoio do professor Jacques Mick, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, e de Vinícius Machado, gerente da Petrobrás.

    A ação foi um sucesso, gerando diversas conexões promissoras entre as inovações da universidade e as necessidades do setor industrial. Devido ao resultado positivo, a realização de novas edições ainda em 2025 já está sendo planejada.


  • Fórum de pró-reitorias define agenda de diálogo com Fapesc

    O Fórum Catarinense de Pró-reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (FC-PGPI) pactuou com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) uma agenda de ações para aperfeiçoar as formas de fomento à ciência e à formação de mestres e doutores no estado.

     

    O FC-PGPI foi criado em 25 de agosto, com participação das universidades públicas, comunitárias e institutos federais de Santa Catarina. O objetivo do Fórum é articular as instituições de ensino superior catarinenses nas temáticas de pesquisa, inovação e formação pós-graduada. A coordenação é de Ricardo Bittencourt, que também lidera a câmara de pesquisa e pós-graduação da Acafe, contando também com a participação das IES federais de SC. 

     

    O Fórum reuniu-se com o presidente e a diretora técnico-científica da Fapesc no dia seguinte, na Udesc. No encontro, foram discutidos assuntos como as formas de interação entre o Fórum e a fundação, a política de focalização dos editais em temas estratégicos definidos pela agência, a importância de desburocratizar contratação e prestação de contas e de permitir alguma flexibilidade na aplicação de recursos.

     

    As pró-reitorias apontaram fragilidades na política de focalização, como a restrição nas possibilidades de financiamento para as ciências básicas, humanidades e artes e apontaram a necessidade de engajar diferentes atores sociais na discussão dos temas, inclusive o próprio sistema universitário. A Fapesc acolheu as críticas e se dispôs a dar continuidade ao diálogo em busca de um equilíbrio melhor entre focalização e atendimento às necessidades e características das diferentes áreas de conhecimento.

     

    Como resultado imediato do encontro, a Fapesc concordou com a proposta de novos prazos para implementação de bolsas de pós-graduação ao início de cada semestre letivo. A partir dos próximos editais, os programas terão 60 dias a partir de março e de agosto de cada ano para encaminhar a implementação das bolsas, sem prejuízo do número de mensalidades concedidas (24 meses para bolsas de mestrado, 48 meses para bolsas de doutorado, e 24 meses para bolsas de pós-doutorado).

     

    Haverá reunião entre Fórum, Fapesc e Tribunal de Contas do Estado para dialogar sobre como reduzir a burocracia e aceitar a flexibilidade na realocação de recursos entre itens previstos no plano de trabalho ou com ele compatíveis.

     

    O Fórum sugeriu a constituição de um conselho composto por técnicos da Fapesc e de representantes das IES do estado, visando diálogo permanente sobre os programas e os instrumentos que a fundação utiliza no fomento à pesquisa e pós-graduação. A próxima reunião do FC-PGPI com a Fapesc foi agendada para o fim de outubro, com tema relacionado ao orçamento da Fundação para 2026.

     


  • Chamada nº 1/2025 Sinter/Propesq – Manifestação de interesse em cooperação internacional com Cabo Verde e Emirados Árabes Unidos

    A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) convidam pesquisadores(as) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com interesse em cooperar com a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Cabo Verde, e a American University of Sharjah (AUS), Emirados Árabes Unidos, a se manifestarem por meio da presente Chamada.

    Essas universidades manifestaram disposição de cooperar com a UFSC em termos de mobilidade acadêmica, projetos internacionais de pesquisa e possibilidades de dupla titulação ou co-tutela.

    UTA, Cabo Verde

    A UTA se organiza em quatro institutos superiores, com focos nas seguintes áreas:

    • Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR)

    • Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA)

    • Aeronáutica e Turismo (ISAT)

    • Artes, Tecnologias e Cultura (MEIA). 

    Em diálogo com a UFSC, o reitor da UTA expressou especial interesse em cooperar em pesquisa oceânica, aquicultura e turismo.

    AUS, Emirados Árabes Unidos

    A AUS organiza seus temas de pesquisa em seis unidades principais:

    • Materials Research Center (MRC)

    • Center for Entrepreneurship, Innovation and Sustainable Development (CEISD)

    • Energy, Water and Sustainable Environment Research Center (EWSERC)

    • Advanced Biosciences and Bioengineering Research Center (ABSBERC)

    • Artificial Intelligence, Smart Infrastructure and Robotics Research Center (AISIR RC)

    •  Center for Arab Studies and Islamic Civilizations (CASIC). 

    Em reunião com a UFSC mediada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo do Estado, a Secretaria de Relações Internacionais da AUS destacou o interesse em cooperar com a UFSC em inovação e empreendedorismo, robótica, materiais e biotecnologia, entre outros temas.

    A partir das manifestações de interesse nesta Chamada, a Sinter e a Propesq darão continuidade à interlocução entre a UFSC e as duas universidades. 

    Pesquisadores(as) interessados deverão responder ao formulário até o dia 31 de julho de 2025.


  • Chamada nº 1/2025 Propesq/Sinova – Mapeamento e Formação de Rede de Pesquisa em Atividades de Defesa e Segurança Nacional na UFSC

    A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e o Departamento de Inovação (SINOVA) convidam pesquisadores.as da Universidade Federal de Santa Catarina com temas de investigação relacionados a Defesa e Segurança Nacional a manifestarem interesse em constituir uma rede multidisciplinar. A iniciativa responde à interlocução da Propesq com a Escola Superior de Defesa (ESD) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.

    As manifestações de interesse devem ser realizadas até o dia 01 de agosto de 2025, através deste formulário. A articulação das propostas estará sob a responsabilidade da prof. Anaís Passos (anais.passos@ufsc.br), do Departamento de Sociologia e Ciência Política.

    Link para a Chamada nº 1/2025: clique aqui.

    Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email: anais.passos@ufsc.br

     


  • Reuniões para discutir programa de Inovação Social entram na reta final

    Com encontros no campus de Blumenau e, em Florianópolis, em CED, CFM, CSE, CCJ, CTC, CFH E CCE, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Inovação (Propesq), em parceria com o Departamento de Inovação (Sinova), terminam nas próximas duas semanas o ciclo de reuniões de sensibilização da comunidade acadêmica em torno da construção coletiva de uma agenda de inovação social na UFSC.

    As reuniões, iniciadas em maio, são abertas à comunidade de docentes e técnico-administrativos. Um panorama do que a bibliografia define como Inovação Social e uma proposta de conceito para a UFSC são apresentados pela prof. Helena Salles, coordenadora do LINC Social, projeto de extensão de inovação social e co-criação e, logo após, ocorre um momento de escuta e diálogo com os presentes.

    Mais de 130 pessoas já participaram das reuniões, que vêm acontecendo em todas as unidades acadêmicas e em todos os campi. Ao final das 15 reuniões deste ciclo, o objetivo é reunir elementos para a construção de um programa de inovação social, que atenda as especificidades de uma universidade como a UFSC. Além da discussão sobre o conceito, os encontros visam identificar projetos de inovação social já existentes nas unidades acadêmicas e ajudar na ampliação do trabalho em rede e co-criação entre os pares.

    A política de inovação e empreendedorismo da UFSC, aprovada pelo Conselho Universitário em 2022, definiu inovação social como “uma resposta criativa a problemas de tipo econômico e social, não satisfeitos nem pelo mercado nem pelo Estado, contribuindo para o bem-estar das pessoas e das comunidades”.

    As reuniões já se encaminham para o seu último ciclo. Docentes e técnico-administrativos de todos os centros estão convidados a participar de pelo menos um encontro, mesmo que em centros diferentes dos seus. O calendário completo está disponível neste link.


  • Informações sobre Editais Pibic-EM 2025/2026

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq/UFSC) torna público o Edital PIBIC-EM para o ciclo 2025/2026 e convoca os interessados a apresentarem Propostas nos termos estabelecidos à concessão de Bolsas de Iniciação Científica, em convênio com o CNPq, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

    As propostas devem ser enviadas por e-mail, para piict@contato.ufsc.br, entre os dias 20 de maio e 10 de junho de 2025.

    Informações completas verifique no site PIICT/Propesq.


  • Informações sobre Editais Pibic e Pibiti – 2025/2026

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq/UFSC) torna público os Editais de bolsas para o ciclo 2025/2026 e convoca os interessados a apresentarem Propostas nos termos estabelecidos para a concessão de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), em convênio com o CNPq e sua contrapartida subvencionada pela UFSC, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica desta instituição.

    Os interessados devem acessar o Formulário IC Onlineatualizar seus cadastros e enviar suas propostas das 10h00 do dia 20 de maio até as 15h59 do dia 10 de junho de 2025.

    Informações completas verifique no site PIICT/Propesq.


  • CNPq divulga resultado preliminar da Chamada CNPq Nº 18/2024 Bolsas de Produtividade do CNPq

    A Propesq informa que o CNPq divulgou o resultado preliminar da Chamada CNPq Nº 18/2024 Bolsas de Produtividade em Pesquisa.

    Dentre os contemplados, 141 são pesquisadores da UFSC.

    Os pesquisadores da UFSC contemplados estão neste arquivo.

    Para consultar a lista completa clique no link.


  • Edital nº 1/2025/Propesq – Seleção de Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu para estágio não obrigatório – NADC

    ~~~~ Publicação em 22/04/2025 ~~~~

    A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, no uso de suas atribuições, torna público o resultado final do Edital nº 1/2025/Propesq para seleção de estagiário do curso Pós-Graduação em Design – habilitação em Design Gráfico da UFSC.

    Ordem de classificação:

    1º – Laura Suzin Araujo

    Para acessar o documento, clique aqui.

     

    ~~~~ Publicação em 07/04/2025 ~~~~

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no uso de suas atribuições, torna público o resultado provisório do Edital nº 1/2025/Propesq para seleção de estagiário do curso Pós-Graduação em Design – habilitação em Design Gráfico da UFSC.
    Ordem de Classificação Nome
    1º Laura Suzin Araujo

    Para acessar o documento do resultado provisório, clique aqui.

     

    ~~~~ Publicação em 02/04/2025 ~~~~

    A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, no uso de suas atribuições, homologa a inscrição do candidato abaixo relacionado, referente ao Edital nº 1/2025/Propesq para seleção de estagiário do curso Pós-graduação em Design – habilitação em Design Gráfico da UFSC.

    • Laura Suzin Araujo

    Para acessar o documento de homologação, clique aqui.

     

    ~~~~ Publicação em 27/03/2025 ~~~~

    O Pró-reitor de Pesquisa e Inovação torna público o edital de seleção de estudantes de pós-graduação para estágio não obrigatório na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Edital: clique aqui
    Cronograma

    Atividade

    Datas Local
    Período para inscrição 27/03 a 01/04/2025 nadc@contato.ufsc.br
    Homologação das inscrições 2 de abril de 2025 http://propesq.ufsc.br
    Realização das entrevistas 3 de abril de 2025 Propesq
    Divulgação do resultado provisório 7 de abril de 2025 http://propesq.ufsc.br
    Interposição de recursos 8 de abril de 2025 nadc@contato.ufsc.br
    Divulgação do resultado final 11 de abril de 2025 http://propesq.ufsc.br
    Previsão de início das atividades 14 de abril de 2025 Propesq

  • Resultado Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência 4ª Edição

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação torna público o resultado do Edital Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência 4ª Edição.

    O Júri foi composto pelas professoras Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, da Proafe UFSC, Therezinha Maria Novais de Oliveira, da UNIVILLE, Helen Treichel, da UFFS e prof. William Gerson Matias, da Propesq UFSC. A seguir são apresentadas as aprovadas por categoria e área de conhecimento:

    ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANIDADES
    CATEGORIA NOME DEPARTAMENTO
    Júnior Aline Beltrame de Moura  Direito
    Plena Elizete Vieira Vitorino Ciência da Informação
    Sênior Não houve candidatas
    ÁREA DO CONHECIMENTO VIDA
    CATEGORIA NOME DEPARTAMENTO
    Júnior Ana Carolina Fernandes Nutrição
    Plena Não houve candidatas
    Sênior Não houve candidatas
    ÁREA DO CONHECIMENTO EXATAS E DA TERRA
    CATEGORIA NOME DEPARTAMENTO
    Júnior Camila Fabiano de Freitas Marin Química
    Plena Cíntia Soares Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
    Sênior Não houve candidatas

    A Categoria Sênior não contou com candidatas para nenhuma das três áreas do conhecimento.

    O prêmio desta 4ª edição será entregue no evento institucional comemorativo do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2025, e consiste em um diploma e um vídeo para divulgação científica, e veiculado em canais de comunicação da UFSC e comporá a GALERIA DE DESTAQUES NA CIÊNCIA da PROPESQ.

    Florianópolis, 05 de março de 2025.

    Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação


  • UFSC tem 50 projetos aprovados em chamada pública para fomentar a internacionalização

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 50 pesquisadores selecionados pela Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024, resultado divulgado no final de 2024. Com foco na internacionalização, o Governo Federal prevê um investimento global de R$ 215 milhões em projetos de cooperação científica internacional e bolsas para pesquisadores brasileiros fora do país. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o valor é 26% maior que o que foi investido no ano anterior, R$ 170 milhões.

    O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, destaca que o número e o valor dos editais devem continuar a crescer em 2025, porque o orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) subirá de R$ 11 bilhões para R$ 19 bilhões neste ano.

    “O resultado reflete a capacidade da comunidade de pesquisa da UFSC em responder com qualidade ao aumento de oportunidades de financiamento asseguradas pelo governo federal com os recursos do FNDCT. Também indica um aprofundamento da internacionalização da UFSC, por meio das atividades de pesquisa, e valoriza jovens talentos, nos quais se destacam cientistas mulheres”, ressalta.

    Os recursos serão destinados a fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa, com a concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio. Foram selecionados projetos em todas as áreas do conhecimento, que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do país.

    Confira, abaixo, a lista de pesquisadores da UFSC com projetos selecionados.

    Aprovados na Faixa 1: Projeto em cooperação

    1. Eduardo Camponogara
    2. Adolfo Horn Junior
    3. Marcus Emmanuel Benghi Pinto
    4. Antonio Luiz Braga
    5. Carla Ines Tasca
    6. Alex Rafacho
    7. Daniel Gonçalves
    8. Cristiano Binder
    9. Patricia Kuerten Rocha
    10. Susana Célia Leandro Scramim
    11. Daniel Ferreira Coutinho
    12. Roberto Moraes Cruz
    13. Agenor De Noni Junior
    14. Susan Aparecida de Oliveira
    15. Danilo Silva
    16. Debora Machado Fracalossi
    17. Marcio Celso Fredel
    18. Patricia Peterle Figueiredo Santurbano
    19. Giuliano Arns Rampinelli
    20. Lucas da Fonseca Roberti Garcia
    21. Ilse Maria Beuren
    22. Sandra Regina Salvador Ferreira
    23. Rafael Holdorf Lopez
    24. Soraya Franzoni Conde
    25. Carlos Eduardo Sell
    26. Juliana Salles Machado Bueno
    27. Alinne Balduino Pires Fernandes
    28. Roberto Cid Fernandes Junior
    29. Julio Monteiro Teixeira
    30. Antonio Pedro Novaes de Oliveira
    31. Jefferson Luiz Brum Marques
    32. Carlos Galup Montoro
    33. Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira
    34. Helena Iturvides Cimarosti
    35. Rafael Guerra Lund

    Aprovados na Faixa 2: Projeto individual para Doutores com até 10 anos de Titulação

    1. Ivan Luiz de Medeiros
    2. Aline Mara de Oliveira
    3. Silvani Verruck
    4. Paula Bresolin
    5. Gabriel Leonardo Magrin
    6. Juliana Silva Ribeiro de Andrade
    7. Jônata Tyska Carvalho

    Aprovados na Faixa 3: Projeto individual para bolsista Pós-Doutorado Júnior ou Pós-Doutorado Sênior do CNPq

    1. Callebe Camelo Silva
    2. Daisy Christiane Zambiazi
    3. Amanda Felipe Reitenbach
    4. Morgani Guzzo
    5. Rafael Santiago Floriani Pereira
    6. Jônatas Lopes Dias
    7. Geannina Terezinha dos Santos Lima
    8. Kamile Leonardi Dutra Horstmann

     

    Fonte: Notícias UFSC


  • UFSC funcionará em horário especial de 23 de dezembro a 28 de fevereiro

    Portaria Normativa 497, emitida pelo Gabinete da Reitoria, estabelece para o período de 23 de dezembro de 2024 até 28 de fevereiro de 2025 o funcionamento da Universidade Federal de Santa Catarina em horário especial, o horário de verão. Entre essas datas, os servidores docentes e técnico-administrativos da instituição terão expediente entre 7h e 13h.

    Em fevereiro, o horário de verão não se aplicará ao Colégio de Aplicação. A portaria também não se aplica aos setores em que há a prestação de serviços essenciais à comunidade, no qual o horário regular estará mantido. O documento também reforça a manutenção do projeto piloto do teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho, que deve ser realizada no período indicado.

    Fonte: Notícias UFSC